Salgueiro Maia condecorado: "Nunca é demasiado tarde para reconhecer"

por João Fernando Ramos

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou ontem Salgueiro Maia com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. A homenagem, a título póstumo, foi feita no palácio de Belém.
A filha do capitão, que a trabalhar fora do país não pode estar presente, lembra que "nunca é demasiado tarde para reconhecer o valor e o contributo que ele deu ao país".

O Presidente da República fala numa reparação histórica, reconhecendo que há homenagens que demoram tempo, muitas vezes por distração, mas que há sempre hipótese de fazer esse reconhecimento.

No Jornal 2 a filha do Capitão de Abril lembra que o pai "raramente aceitou o que lhe quiseram dar em vida. Não porque não o merecesse, mas porque não estava na sua natureza".

O capitão Salgueiro Maia foi um dos principais protagonistas da Revolução dos Cravos. A 25 de abril de 1974 foi ele que, no largo do Carmo, em Lisboa, obteve a rendição formal do regime. O militar voltou logo depois à sua unidade militar, o Regimento de Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e recusou ter um papel ativo na política do país.

"Esta foi uma homenagem justa, não só para com o meu pai, mas para com todos os que como ele fizeram o 25 de Abril", afirma Catarina Maia que acredita que a homenagem agora feita por Marcelo Rebelo de Sousa "é a prova de que vale a pena não desistir nunca de lutar pelos ideais".
pub