Secretário de Estado da Administração Interna reúne-se com autarcas de Viana do Castelo

por Lusa

O secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, convocou hoje os presidentes de câmara do distrito de Viana do Castelo para analisar os incêndios que estão a lavrar na região, disseram à agência Lusa fontes autárquicas.

Segundo as mesmas fontes, a reunião realizar-se-á pelas 18:30 e servirá para analisar os incêndios que lavram no distrito do Viana do Castelo, nomeadamente nos concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Monção.

A nova lei de bases da Proteção de Bases, que entrou em vigor no início de agosto, define que "compete ao membro do Governo responsável pela área da proteção civil, no âmbito distrital, desencadear, na iminência ou ocorrência de acidente grave ou catástrofe, as ações de proteção civil de prevenção, socorro, assistência e reabilitação adequadas a cada caso, com a coadjuvação do Comandante Operacional Distrital e a colaboração dos agentes de proteção civil competentes, nos termos legais".

Segundo o artigo 34.º da mesma lei, "o membro do Governo responsável pela área da proteção civil pode designar a entidade em quem delega competência para o exercício, a nível distrital, das atribuições em matéria de proteção civil".

De acordo com a informação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, na freguesia de Candemil e Gondar, no concelho de Vila Nova de Cerveira, um incêndio consome floresta desde a manhã de sábado, tendo pelas 17:00 uma frente ativa. Este fogo estava a ser combatido por 203 operacionais e 67 meios terrestres, um helicóptero e quatro aviões (dois médios e dois pesados).

O incêndio no concelho de Monção deflagrou na noite de sábado nas freguesias de Messegães, Valadares e Sá, estando a consumir mato em três frentes ativas. No local, 83 operacionais, auxiliados por 26 meios terrestres, um helicóptero pesado e dois aviões médios, combatem as chamas.

Tópicos
pub