Seguranças em greve caos no aeroporto de Lisboa

por Filipe Santa Bárbara

As filas de espera avolumavam-se nas entradas e nos balcões de apoio ao cliente, como testemunhou o repórter da Antena 1, Filipe Santa Bárbara.

O tempo de espera para o controlo de segurança no aeroporto de Lisboa agravou-se com o passar das horas, podendo atingir as quatro horas segundo os trabalhadores e duas horas, na perspetiva de uma fonte da ANA - Aeroportos de Portugal.

Fonte oficial da empresa adiantou ainda que os voos estão a decorrer com normalidade em todos os aeroportos com exceção do de Lisboa, devido à greve de 24 horas dos trabalhadores de segurança, nomeadamente a Prosegur e a Securitas.

Para quem observa as filas de espera no Terminal 1 e no terminal 2 eram visíveis mas agravaram-se à medida que as horas foram passando.

Ao início da tarde no local o repórter da Antena 1 constatou que, tanto na zona do "check-in", como na zona do controlo de segurança através de raio-x, as filas de espera eram constituídas por centenas de pessoas.

Nos painéis com as informações sobre as partidas verificava-se que grande parte das ligações da manhã foi ou será realizada com atraso.

Esta paralisação de 24 horas foi marcada após mais de nove meses de negociações entre o sindicato e a Associação das Empresas de Segurança (AES) para a celebração de um novo contrato coletivo de trabalho.

Os trabalhadores destas duas empresas são responsáveis pela segurança de cerca de 40 milhões de passageiros que, por ano, passam pelos aeroportos portugueses.

pub