Sete concelhos de Faro e Santarém em risco `Muito Elevado` de incêndio

por Lusa

Lisboa, 03 mai (Lusa) -- Sete concelhos dos distritos de Faro e Santarém apresentam hoje risco `Muito Elevado` de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível às 06:00 na página do IPMA na Internet, em risco `Muito Elevado` de incêndio estão os concelhos Monchique, Portimão, Silves, Loulé, Alcoutim (Faro), Mação e Sardoal (Santarém).

O instituto colocou ainda vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Santarém, Évora, Portalegre, Leiria, Castelo branco, Coimbra e Porto em risco `Elevado` de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre `Reduzido` e `Máximo`.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo para hoje, o instituto prevê no continente céu geralmente limpo, tornando-se nublado por nuvens altas no Algarve a partir do final da tarde, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas, e rodando temporariamente para norte no litoral a norte do Cabo da Roca durante a tarde.

A previsão aponta ainda para pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros nas vertentes norte e terras altas e vento moderado predominando de norte, soprando moderado a forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas até meio da tarde.

No grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, tornando-se encoberto a partir do final da tarde, chuva a partir do final da tarde, passando a aguaceiros durante a noite e vento sudoeste bonançoso a moderado, rodando para noroeste durante a noite.

Para o grupo central (Graciosa, Faial, Pico, Terceira e S. Jorge) prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco.

A previsão do IPMA para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) aponta para períodos de céu muito nublado com abertas e vento nordeste bonançoso a moderado, rodando para norte.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 15 e 31 graus Celsius, no Porto entre 13 e 27, em Vila Real entre 10 e 25, em Viseu entre 11 e 26, em Bragança entre 07 e 23, na Guarda entre 10 e 22, em Coimbra entre 12 e 29, em Castelo Branco entre 13 e 28, em Santarém entre 12 e 32, em Évora entre 10 e 30, em Beja entre 10 e 31, em Faro entre 16 e 28, no Funchal entre 15 e 22, em Ponta Delgada entre 13 e 19, na Horta entre 14 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 18.

Tópicos
pub