Submarinos apoiam PJ no combate ao tráfico de droga

por João Fernando Ramos, Rui Sá

O Capitão-de-mar-e-guerra Silva Gouveia revela que os submarinos da marinha de guerra portuguesa "são muitas vezes usados em operações da Polícia Judiciária" porque "as pessoas quando não sabem que estão a ser observadas tendem a expor-se nas suas atividades clandestinas".

Os submarinos portugueses são uma das armas mais modernas do arsenal não apenas do país, mas também da Aliança Atlântica. A sua capacidade de operar furtivamente tem sido aproveitada não apenas para missões militares mas também em ações de vigilância das águas portuguesas.

"Assim que detetamos ações ilegais (pesca ou tráfico de droga) contactamos as autoridades competentes", explica no Jornal 2 o comandante da esquadrilha que revela que há também missões feitas a pedido das autoridades.

Portugal avaliou o treino das tripulações do submarino Arpão com inúmeros exercícios, que passam pelos cenários de vigilância e combate.

Cada ensaio é realizado em condições muito próximas da realidade, o que permite manter e aperfeiçoar a resposta operacional de atuação dos submarinos portugueses.

No Jornal 2 o comandante da esquadrilha de sub-superficie dá conta de um nível de proficiência que cumpre os mais altos padrões de exigência ao nível da NATO.
pub