Um em cada quatro idosos em privação material, conclui INE

por Lurdes Dias

Foto: Reuters/Lucy Nicholson

Vinte e cinco por cento dos idosos e igual percentagem dos residentes em Portugal viviam em privação material em 2014, conclui o Instituto Nacional de Estatística.

O número de idosos sem dinheiro para bens ou serviços essenciais aumentou quase dois por cento de 2014 para 2014.  São agora cerca de um quarto da população idosa total. Esta conclusão está expressa no relatório do inquérito às condições de vida e rendimento, hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística, a propósito do Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, que se assinala este sábado.

No mesmo documento, lê-se ainda que 10 por cento dos residentes no país estão em privação material "severa", um grau de exclusão ainda mais grave.

Respondendo ao inquérito, 5,5 por cento dos cidadãos com mais de 16 anos referiram que, em pelo menos uma situação ocorrida em 2014, necessitaram de cuidados médicos e não os receberam e que quase 19 por cento precisaram de cuidados dentários e não os procuraram, sempre devido a dificuldades financeiras.
pub