Papa lembrou João Paulo II na Capelinha das Aparições

| Papa em Portugal

Bento XVI perante milhares de pessoas pela primeira vez como Papa no Santuário de Fátima
|

Perante milhares de pessoas que o esperavam no Santuário de Fátima, o Papa evocou na Capelinha das Aparições João Paulo II. Frente à imagem de Nossa Senhora de Fátima, Bento XVI disse que estava ali "como um filho que visita a sua mãe".

No segundo dia da visita a Portugal, o Papa chegou a Fátima transportado por um helicóptero da Força Aérea e de imediato, rodeado por milhares de pessoas, dirigiu-se à Capelinha das Aparições.

"Senhora nossa e mãe de todos os homens e mulheres aqui estou como um filho que vem visitar sua mãe e o faz na companhia de uma multidão de irmãos e irmãs", disse Bento XVI. "Quero apresentar ao vosso coração imaculado as alegrias e esperança e também os problemas e as dores de cada um destes vossos filhos e filhas que estão na Cova de Iria".

O Papa recordou na suas palavras "João Paulo II que vos visitou três vezes aqui em Fátima e agradeceu a mão invisível que o libertou da morte no atentado de 13 de Maio (de 1981) na Praça de São Pedro e quis oferecer ao Santuário de Fátima uma bala que o feriu gravemente e foi posta na vossa coroa".

Bento XVI voltou a mencionar os problemas que atingem a igreja ao referir que é "profundamente consolador saber que estais coroada não só com a prata e o ouro das nossas alegrias e esperanças mas também com uma bala das nossas preocupações e sofrimentos". Agradeceu ainda a "todos aqueles que, em cada dia, rezam pelo sucessor de Pedro e pelas suas intenções, para que o Papa seja forte na fé, audaz na esperança e zeloso no amor".

No final, Bento XVI entregou a Rosa de Ouro ao Santuário "como homenagem de gratidão do Papa pelas maravilhas que o Omnipotente tem realizado" por intercessão de Nossa Senhora de Fátima "no coração de tantos que peregrinam" à Cova de Iria.

Tópicos:

Bento XVI, Capelinha das Aparições, Fátima, João Paulo II, Papa,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Girl Move Academy existe há quatro anos com o objetivo de criar uma geração de mulheres líderes. É um “movimento de capacitação e investimento da mulher”.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      A menos de 100 quilómetros da fronteira com a Síria, a cidade turca de Gaziantep é uma terra de tradições e sabores.

      Fotografias da autoria do artista berlinense Martin Dammann lançam luz sobre o lado mais obscuro da Wehrmacht.