Bernardino Soares adverte contra quem quer confundir eleições nacionais e locais

por Lusa

Almada, Setúbal, 02 dez (Lusa) - O dirigente comunista Bernardino Soares defendeu hoje que não chega um bom trabalho para garantir aos autarcas do PCP vitórias nas próximas eleições autárquicas, advertindo que "outros" vão apostar na confusão entre eleições locais e nacionais.

Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures e ex-líder parlamentar comunista, falava no primeiro de três dias do XX Congresso do PCP, em Almada, num discurso em que se referiu à pesada herança financeira que recebeu da anterior gestão socialista em 2013 e em que visou os adversários do seu partido (embora sem os identificar) nas próximas eleições autárquicas.

"Que ninguém se ilusa: Não basta um bom trabalho nas autarquias para garantir um bom resultado eleitoral, porque outros virão com poderosos meios e com a confusão entre eleições locais e nacionais. Para se ganharem eleições é preciso um intenso trabalho político", sustentou Bernardino Soares perante o congresso do seu partido.

Na sua intervenção, o ex-presidente do Grupo Parlamentar do PCP falou sobre a sua experiência na gestão autárquica no sexto maior concelho do país, passando a ideia de que poderá constituir um bom exemplo se aplicado à escala nacional.

Bernardino Soares disse então que herdou uma dívida elevada da anterior gestão camarária socialista, tendo-a renegociado "sem penalização dos trabalhadores e sem diminuição do investimento".

De acordo com o presidente da Câmara de Loures, a dívida do município baixou em cerca de 25 milhões de euros nos últimos três anos, 18 milhões dos quais relativos à parte dos fornecedores.

"Fizemo-lo com a eliminação de avenças inúteis, renegociando a dívida com os fornecedores para a podermos pagar em melhores condições - algo que sucessivos governos se negam a fazer - e usando novos mecanismos de contratação pública para obter preços substancialmente mais baixos. Diminuímos o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e vamos em 2017 isentar as pequenas empresas do pagamento de derrama até 150 mil euros", disse.

A seguir a este ponto, porém, Bernardino Soares, deixou uma nota de distanciamento face a perspetivas tecnocráticas no exercício de cargos públicos: "Não fomos eleitos para gerir dívida, mas para resolver os problemas do concelho".

O presidente da Câmara de Loures destacou depois obras como a criação da Biblioteca Ary dos Santos em Sacavém, ou medidas de inclusão social em bairros considerados problemáticos (como a Quinta do Mocho).

"Estamos de cara levantada perante as populações", advogou o antecessor de João Oliveira na liderança da bancada do PCP.

A intervenção de Bernardino Soares foi uma das últimas do primeiro dia do XX congresso, cujos trabalhos foram encerrados às 20:04.

Tópicos
pub