Embaixada do Iraque recusa levantar imunidade diplomática

por RTP
Rafael Marchante - Reuters

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou sexta-feira que a embaixada do Iraque "já transmitiu a resposta" ao Governo português sobre o pedido de levantamento de imunidade diplomática dos filhos do embaixador iraquiano.

"Sei que a embaixada do Iraque já transmitiu a resposta. Está a ser analisada, eu próprio a analisarei logo à tarde", afirmou Augusto Santos Silva a jornalistas.

O governante adiantou que a resposta das autoridades iraquianas será transmitida ao Ministério Público e remeteu para mais tarde uma "nota pública" sobre o assunto.

Em causa está o pedido, feito a 25 de agosto, de levantamento de imunidade diplomática dos dois jovens iraquianos, por alegadas agressões ao português Ruben Cavaco, em Ponte de Sor. O levantamento da imunidade diplomática é necessário para que o caso seja investigado.

Questionado sobre se a resposta ao pedido do Governo português foi positiva, o ministro reiterou que "está a ser analisada". Uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros dá conta dos termos da comunicação iraquiana, que não recusa em princípio o pedido português embora acabe por fazê-lo na prácita ao considerar "prematuro tomar uma decisão a respeito do pedido de levantamento de imunidade".

(C/ Lusa)
pub