Livro de Gustavo Sampaio desvenda conflitos de interesses na classe política

| Política
Livro de Gustavo Sampaio desvenda conflitos de interesses na classe política

A ver: Livro de Gustavo Sampaio desvenda conflitos de interesses na classe política

Está nas bancas um livro que mostra como a classe política gere interesses, move influências e beneficia de direitos adquiridos. Chama-se "Os privilegiados" e é uma investigação da autoria do jornalista Gustavo Sampaio. Neste livro, o autor revela-nos, por exemplo, que das 20 empresas cotadas na bolsa de Lisboa, 16 delas contam com ex-políticos em cargos de administração e que 117 dos 230 deputados da Assembleia da República estão em regime de part-time em actividades do sector privado, onde é claro o conflito de interesses. Gustavo Sampaio lembra-nos também que, apesar de Pedro Passos Coelho ter prometido fazer nomeações com base no mérito e não nas ligações partidárias, já fez 142 nomeações com ligações partidárias para altos cargos dirigentes na Administração pública.

A informação mais vista

+ Em Foco

A 17 de junho, Portugal começou a assistir ao mais mortífero incêndio de sempre. A paisagem de Pedrógão Grande mantém-se em tons de sépia. Um cenário captado pelo fotojornalista Pedro A. Pina.

    Hotéis de luxo e restaurantes de autor crescem ao lado de quem vive sem água ou luz. A Comporta tem um novo proprietário que quer transformar aquela zona num local para estrangeiros ricos.

    O Parque das Nações vai receber as duas semifinais e a final nos dias 8, 10 e 12 de maio do próximo ano. Já o festival português vai decorrer em Guimarães.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A caminho das autárquicas a Antena 1 fixa o país em 20 retratos.