Falhas de segurança no aeroporto de Lisboa impõem novas medidas

por RTP

Foto: Mário Cruz - Lusa

A ministra da Administração Interna disse à RTP que estão a ser tomadas "novas medidas" de segurança, pelo facto de as anteriores não terem sido suficientes. Declarações no âmbito da fuga de quatro estrangeiros do aeroporto de Lisboa, nos últimos meses.

Constança Urbano de Sousa disse ainda que as tentativas de imigração ilegal não acontecem só em Portugal, mas em todos os aeroportos da União Europeia.

A situação está a ser "devidamente investigada para ver até que ponto é que temos aqui uma rede organizada ou não".
Cidadãos não sujeitos a visto de escala
Sobre o facto de o sindicato do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ter dito que há falhas na lei e fragilidades no sistema, a ministra da Administração Interna disse que, "neste momento, os nacionais destes países, que dependem da legislação europeia, não estão sujeitos a visto de escala para entrar em qualquer aeroporto da União Europeia, quando o seu destino final é um país terceiro".

Constança Urbano de Sousa rematou que estas tentativas de fuga "podem ocorrer com ou sem este tipo de requisitos legais e é preciso tomar algumas medidas": "Não as vou divulgar aqui, por serem de natureza confidencial".
pub