Marcelo à procura de reconhecimento alemão

por RTP

Foto: Bernd Von Jutrczenka - EPA

Na conferência de imprensa conjunta desta segunda-feira com o Presidente alemão, Marcelo Rebelo de Sousa destacou a "amizade permanente e crescente" entre os dois países. Sobre a questão do défice, o Presidente da República diz que as obrigações orçamentais devem ser cumpridas, mas vê "reconhecimento", por parte da Alemanha, do esforço português.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha os esforços dos portugueses e o equilíbrio das contas públicas e refere que Portugal demonstra preocupações de controlo orçamental interno, tal como pretendido pela Europa.

Na visão do Presidente português, os sacríficios dos portugueses nos últimos anos impõem aos parceiros europeus que Portugal "seja compreendido e nunca abandonado ou punido".
"Grande respeito"
O Presidente alemão argumenta que o seu cargo é representativo e não quer "deixar conselhos" a Bruxelas, que decide em julho a aplicação de sanções a Portugal e Espanha.

Joachim Gauck acrescenta que "é com grande respeito que o povo alemão tem acompanhado os esforços feitos por Portugal" na conclusão do programa de ajustamento.

Com a questão do défice e das sanções económicas em pano de fundo, Marcelo destacou a relação de "amizade permanente e crescente" entre a Alemanha e Portugal, dois países com "posições comuns sobre a Europa e o Mundo", como refere o Presidente da República.

Em Berlim, Marcelo deixou ainda o elogio à Alemanha pela forma como enfrentou a crise de refugiados "sem hesitações", dando também destaque à disponibilidade portuguesa nesta questão.
pub