Marcelo diz que encontrou em Merkel "compreensão" para a situação de Portugal

por RTP
Fabrizio Bensch, Reuters

À saída do seu encontro com a chanceler alemã, o presidente da República disse que encontrou, da parte da interlocutora, "compreensão" para a situação vivida por Portugal.

Marcelo declarou que ficara "muito satisfeito", com todos os encontros realizados, e realçou especialmente o significado do que manteve com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Nesse sublinhou ter notado "uma compreensão, uma abertura, por um lado relativamente a entender a situação portuguesa", por outro lado, relativamente a "reforçar as parcerias entre a Alemanha e Portugal".

Usando com notória frequencia a palavra "compreensão", Marcelo Rebelo de Sousa, voltou a repeti-lha várias vezes à pergunta sobre se a chanceler alemã iria opor-se à aplicação de sanções por défice excessivo a Portugal.

Sem responder directamente à pergunta, o presidente português reagiu à mesma reafirmando: "Não vi nenhum sinal de preocupação da chanceler Angela Merkel em relação a Portugal, vi sim sinais de compreensão, não de preocupação, mas compreensão"..

A concluir a sua visita a Berlim, Marcelo elogiou ainda o empenhamento de Merkel, sublinhando: "Vou satisfeito com aquilo que senti e que ouvi da parte da chanceler Angela Merkel, e portanto acho que valeu a pena a visita, valeu muito a pena a visita. E valeu a pena verificar que a chanceler acompanha, e acompanha bem, o que se passa em Portugal. Compreende bem o que se passa em Portugal".
pub