"O país e as pessoas estavam com défice de esperança"

por Paulo Nobre

Foto: Nuno Veiga - Lusa

O Presidente da República terminou este sábado uma visita de três dias ao interior do Alentejo animado pelo "calor humano" e pelo "clima de esperança" que encontrou nas terras do sul.

Marcelo Rebelo de Sousa gostou do que viu e sentiu e diz querer repetir a iniciativa "Portugal Próximo" noutros pontos do país.

"Eu senti que há os problemas que nós conhecemos e que são dramáticos no interior em geral, no interior alentejano em particular, mas há um espírito comunitário e uma força enorme e uma vontade de lutar e de vencer", declarou.

Segundo o Presidente, Portugal ainda não saiu da crise, "mas o país está com um clima de esperança, isso é muito positivo".

Entre quinta-feira e sábado, o Presidente percorreu cerca de 400 quilómetros no Alentejo, reuniu-se com o primeiro-ministro, em Évora, teve ao seu lado nove autarcas, a maioria do PCP, e também os ministros da Economia, em Portalegre, e da Agricultura, em Beja.

Nesta primeira iniciativa "Portugal Próximo", que terá edições no interior de Trás-os-Montes e no interior da Beira, Marcelo Rebelo de Sousa deu apertos de mão, beijos e abraços a centenas de pessoas.

Esta visita teve uma agenda transversal, com temas como o turismo, refugiados, transporte ferroviário, cultura, violência doméstica e agricultura.

"Estar ao serviço dos portugueses implica estar disponível para estar próximo, para estar presente. Eu tenho a noção de que, porventura, não conseguirei chegar a todas as freguesias e sequer a todos os municípios, mas vou tentar estar o mais próximo possível", prometeu.
pub