PM não está apoquentado com `rating` que agência DBRS dará hoje a Portugal

por Lusa

Bruxelas, 21 out (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje não estar apoquentado com a atribuição ao `rating` de Portugal que a agência de notação canadiana DBRS fará hoje.

"Não é um assunto que me tenha apoquentado. Toda a evolução da situação financeira em Portugal só pode conduzir a que a decisão, a comunicação de logo {da agência de notação canadiana DBRS sobre o rating] seja positiva", disse António Costa, em conferência de imprensa no final do Conselho Europeu, em Bruxelas.

A DBRS volta hoje a pronunciar-se sobre o `rating` atribuído a Portugal, sendo que a manutenção da nota de investimento é determinante para que o país continue a ser contemplado no programa de compra de ativos do BCE.

Na última análise à economia portuguesa, em abril, a agência de notação financeira manteve uma perspetiva estável ao `rating`, o que dá a indicação de que Portugal deverá permanecer com uma nota de `BBB` (`low`), o primeiro nível de investimento, acima do `lixo`.

Ainda assim, a DBRS tem-se mostrado preocupada com o crescimento fraco da economia portuguesa, chegando a admitir, em agosto, que o crescimento abaixo do previsto do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre aumentava a pressão sobre o `rating` atribuído a Portugal.

Tópicos
pub