Sampaio inicia "Semana da Saúde" com defesa de limites a mudanças no SNS

por Agência LUSA
DR

O Presidente da República, Jorge Sampaio, vai defender limites às alterações ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), na abertura da semana que dedicará ao sector e cujo tema central é o acesso aos cuidados de saúde.

Na sua intervenção na abertura da "semana da saúde", na Escola de Enfermagem da Gulbenkian, em Lisboa, Jorge Sampaio fará uma avaliação das mudanças introduzidas no sector nos últimos cinco anos e defenderá limites nas alterações ao SNS, que completou 25 anos no dia 15 de Setembro.

Fonte da Presidência da República adiantou que o Chefe de Estado deverá comentar a intenção manifestada pelo primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, de introduzir uma diferenciação das taxas moderadoras da saúde em função dos rendimentos declarados ao fisco.

O acesso aos cuidados de saúde é o tema central da semana que levará o Presidente da República a concelhos do Norte, Centro e Sul do país, com cada dia a ser dedicado a um assunto específico.

A "formação e investigação em saúde, sida e emergência médica" é o tema de hoje.

Depois de apresentar a iniciativa na Escola de Enfermagem da Gulbenkian, Jorge Sampaio desloca-se ao Instituto Nacional de Emergência Médica, onde terá uma sessão de trabalho e fará um percurso de ambulância numa simulação de acidente rodoviário.

à tarde, o Chefe de Estado visitará o Instituto Dr. Ricardo Jorge e a Escola de Saúde Pública.


pub