Programas tv

ECLIPSE TOTAL

ECLIPSE TOTAL

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Um fascinante drama psicológico, sobre emoções e sentimentos pervertidos, em tom de thriller de crime e mistério, com Kathy Bates e Jennifer Jason Leigh.

Selena, uma jovem jornalista de Nova Iorque, descobre que a sua mãe, Dolores Claiborne, foi detida e acusada do assassínio da velha senhora para quem trabalhava como governanta há 40 anos. Selena parte para uma ilha no estado do Maine, onde se encontra a sua mãe, que não via há 15 anos desde que o seu pai morreu afogado num poço. O inspector da polícia Mackey encarrega-se do inquérito com grande zelo, desejoso de condenar, desta vez, Dolores, o que não conseguiu quando da suspeita morte do marido dela. Selena vai percorrer as dolorosas memórias da sua mãe, com um marido alcoólico e violento e uma patroa exigente e abusiva. Vai também recordar as relações incestuosas com o pai e perceber que a mãe o matou para a proteger. Mas, sobretudo, vai tentar perceber se a mãe é ou não culpada desta nova morte, que todos os indícios apontam como culpada.

¿Eclipse Total¿ é não só uma das melhores realizações de Taylor Hackford, autor de grandes melodramas como ¿Oficial e Cavalheiro¿, ¿Vidas em Jogo¿ ou ¿O Sol da Meia Noite¿, como uma inspirada e admirável adaptação ao cinema de um romance de Stephen King, o celebrado mestre do horror. Porém, ao contrário do que é habitual no universo ficcional de King, ¿Eclipse Total¿ não é uma história de fantasia ou sortilégios macabros, mas um complexo e envolvente drama psicológico sobre emoções e sentimentos pervertidos e excessivos. Uma mulher é acusada de ter morto a mulher para quem trabalhava como governanta. Todos os indícios apontam para a sua culpabilidade e no seu passado já havia uma morte suspeita: a do seu alcoólico e violento marido num dia de eclipse total. Agora, uma filha ausente e ressentida vai tentar descobrir a verdade sobre a sua mãe, sobre o suposto crime e sobre a morte do pai. Hackford constrói um filme eliptíco e sinuoso, marcado por um hábil e fascinante jogo de ¿flash-backs¿ de múltiplas leituras, criando uma inteligente atmosfera de mistério e suspense, que assenta, acima de tudo, num doloroso confronto entre mãe e filha, entre o passado e o presente e entre a importância da culpa e da inocência. Tudo isto magistralmente servido pelo trabalho de duas notáveis intérpretes: Kathy Bates e Jennifer Jason Leigh.

Ficha Técnica

Título Original
DOLORES CLAIBORNE
Intérpretes
Kathy Bates, Jennifer Jason Leigh, Christopher Plummer, Judy Parfitt, David Strathairn, Eric Bogosian, Ellen Muth.
Realização
Taylor Hackford
Produção
Taylor Hackford e Charles Mulvehill
Autoria
Tony Gilroy
Música
Danny Elfman
Ano
1995
Duração
127m (cor) minutos