Programas tv

O ENCANTO DAS SEREIAS

O ENCANTO DAS SEREIAS

Géneros

  • Filmes - Comédia

Informação Adicional

Uma bela e sensual evocação do pintor australiano Norman Lindsay e das suas obras de forte representação da sexualidade, com Hugh Grant e Sam Neill.

Na Austrália, em 1930, a comunidade religiosa anglicana, rígida e conservadora, sente-se escandalizada com as obras do pintor Norman Lindsay de assumido cariz blasfemo. Anthony Campion, um jovem pastor anglicano recém chegado de Inglaterra, é encarregado de tentar convencer Lindsay a retirar um dos seus quadros, intitulado "A Vénus Crucificada", de uma exposição. Anthony e a sua mulher Estella partem para o interior da Austrália, onde numa zona montanhosa e isolada o pintor vive com a sua mulher, as filhas e três modelos. No meio de uma envolvente atmosfera de forte carga sensual e livre de preconceitos, Estella vai tomar consciência da sua sexualidade, descobrir o universo da sensualidade e acabar por posar para Lindsay num quadro intulado "Sereias".

"O Encanto das Sereias" é uma bela e sensual recriação da atmosfera artística, familiar e pessoal em que nos anos trinta vivia o pintor australiano Norman Lindsay, célebre pelos seus quadros de representações da sexualidade feminina no Cristianismo. O realizador britânico John Duigan, há muito radicado na Austrália, constrói um filme de grande beleza formal, sobretudo em matéria de exploração plástica dos corpos, e de assumida e forte carga erótica. Com o fundamental contributo da fotografia de Geoff Burton e da música de Rachel Portman, ambas de rara qualidade, Duigan não só recria todo o universo de sensualidade e erotismo do quotidiano do pintor, fundamental para a sua obra, como se debruça sobre o conflito moral entre esse universo libertino e saudável com a o Mundo puritano, castrador e deprimente da Igreja Anglicana, a partir do encontro de Lindsay com o jovem pastor e sobretudo das fabulosas experiências de revelação e fascínio da sua mulher pela absoluta assunção do prazer da sexualidade e do corpo. Destaque para as presenças de Hugh Grant e Sam Neill nos principais papéis, e da bela Elle "O Corpo" MacPherson no seu papel de estreia no cinema.

Ficha Técnica

Título Original
SIRENS
Intérpretes
Hugh Grant, Tara Fitzgerald, Sam Neill, Elle MacPherson, Pamela Rabe, Kate Fisher, Portia de Rossi, Ben Mendelsson.
Realização
John Duigan
Produção
Sue Milliken
Autoria
John Duigan
Música
Rachel Portman
Ano
1994
Duração
90m (cor) minutos