Programas tv

A AMANTE DO TENENTE FRANCÊS

A AMANTE DO TENENTE FRANCÊS

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Uma magnífica adaptação ao cinema do célebre romance de John Fowles, que Harold Pinter e Karel Reisz transformaram num filme apaixonante e intrigante, com Meryl Streep e Jeremy Irons.

Em meados do século XIX, Sarah, proscrita por ter tido em tempos um romance com um tenente francês, envolve-se apaixonadamente com Charles, um jovem discípulo de Darwin, que vai ter de abandonar a sua rica noiva, os seus amigos e o seu bom nome, de forma a conseguir conquistar o amor daquela fascinante e misteriosa mulher. Na actualidade, os actores Anna e Mike, vão recriar aquelas duas personagens vitorianas num filme. À medida que vão penetrando na intimidade de Sarah e Charles, Anna e Mike, reflectem as emoções e os sentimentos que apenas deviam simular e que acabam por projectar nas suas vidas particulares.

O complexo e apaixonante romance de John Fowles foi considerado infilmável devido à sua particular estrutura. Porém, o conhecido dramaturgo e argumentista Harold Pinter encontrou uma engenhosa solução dramática para criar uma surpreendente adaptação. Com realização de Karel Reisz, ¿A Amante do Tenente Francês¿ é um melodrama romântico, meticulosamente construido, que atravessa duas épocas e duas realidades. Por um lado, o atribulado amor de Sarah e Charles é um incisivo retrato da era vitoriana e da sua moral colectiva e deplorável, onde se reflecte um espantoso estudo psicológico sobre a eterna guerra dos sexos em que a liberdade é o caminho para a auto-realização. Por outro lado, a complexa situação emocional entre os dois actores contemporâneos, divididos entre a recriação de um amor antigo e o seu próprio envolvimento amoroso, é um fascinante jogo entre a realidade e a ficção e um envolvente exercício de cinema dentro do cinema. Uma grande realização de Reisz, magistralmente servida pelas interpretações de Meryl Streep e Jeremy Irons.

Ficha Técnica

Título Original
THE FRENCH LIEUTENANT´S WOMAN
Intérpretes
Meryl Streep, Jeremy Irons, Hilton McRae, Emily Morgan, Charlotte Mitchell, Linsey Baxter, Jean Fauls, Peter Vaughan, Colin Jeavons, Liz Smith.
Realização
Karel Reisz
Produção
Leon Clore
Autoria
Harold Pinter
Música
Carl Davis
Ano
1981
Duração
124m (cor) minutos