Programas tv

Conta-me Como Foi

Conta-me Como Foi

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

"Conta-me como foi" tem o objetivo de retratar, em forma de ficção, a vida e o país desde 1968...

"Conta-me como foi" é uma série de ficção adaptada da série espanhola "Cuéntame...como pasó".
A ficção acompanha o quotidiano de uma família de classe média, os Lopes, que habitam um andar de um bairro social na Lisboa do final dos anos 60. António, o pai, Margarida, a mãe, Hermínia, a avó, Toni, Isabel e Carlos, os filhos, vivem com dificuldades financeiras, que ainda assim permitem a aventura de comprar uma televisão. Um "novo elemento da família" que vai ocupar lugar de destaque na casa dos Lopes.
É a voz adulta de Carlos, o filho mais novo, com 8 anos em 1968, que narra "Conta-me como foi". É através do seu olhar de criança, que nos é contada a história da família e também de factos sociais, económicos, políticos, episódios da História do país e do mundo.
Recorrendo a arquivos e reconstituições de conteúdos da rádio e da televisão, companheiros sempre presentes na sala e na vida dos Lopes, a narrativa de Carlos torna-se mais viva e mais autêntica.
Apresentam-se na história a evolução da moda, da roupa aos cabelos, as inovações tecnológicas, novos produtos, publicações periódicas, carros e motas... as coisas de um tempo em que telemóveis com máquina fotográfica não seriam mais do que simples alucinação futurista e em que os jovens pensavam no Festival da Canção em vez de em coloridas séries juvenis.
"Conta-me como foi" retrata, acima de tudo, o modo de viver e pensar de uma sociedade ainda fechada sobre si, os papéis e as ambições sociais de homem e mulher, de jovens e idosos, os tabus de uma época e a gradual e desconfiada abertura a novas mentalidades.
"Conta-me como foi" tem o objectivo de retratar, em forma de ficção, a vida e o país desde 1968; sem espírito saudosista, sem abordagens moralistas, sem juízos de valor, sem tomar partido por nenhum lado da história, sem aspirações documentalistas; com a ambição de entreter, com a vontade de mostrar e dar a conhecer o passado, com a certeza de ser uma oportunidade descontraída de recordar, rever e reviver um tempo que faz parte da história pessoal de milhões de portugueses.

Esta série foi emitida em sistema multa adaptado para cidadãos com necessidades especiais através de legendada em teletexto e com áudio-descrição na Onda Média da Antena1.

Próximas emissões deste programa

  • RTP Memória

Ficha Técnica

Título Original
Conta-me Como Foi
Intérpretes
Rita Blanco, Miguel Guilherme, Catarina Avelar, Luís Ganito, Rita Brutt, Fernando Pires, Francisco Madeira, Manuel Alves, Margarida Carpinteiro, Mariema, Ana Guiomar, José Pinto, Manuel Wiborg, José Raposo, Maria João Abreu, Luís Alberto
Realização
Fernando Ávila
Produção
RTP
Autoria
Cartas de amor, Fernando Heitor, Helena Isabel e Isabel Fraústo
Música
genérico: José Cid
Ano
2006