Programas tv

Um Sitio onde Pousar a Cabeça

Um Sitio onde Pousar a Cabeça

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Um advogado transformado num dos mais reconhecidos cronistas da imprensa portuguesa

Do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, Manuel António Pina, poeta, romancista, cronista, escritor de livros infantis, tem muito a dizer sobre o mundo, a poesia, a ciência, as pessoas, os gatos.
Licenciado em Direito, fez do jornalismo o seu ofício.
É um dos mais reconhecidos cronistas da imprensa portuguesa.
Escreve há quarenta anos. Tem dezenas de livros publicados.
Já ganhou muitos prémios, entre os quais, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e mais recentemente o prémio Camões.
Dotado de um refinado sentido de humor, Manuel António Pina é um extraordinário contador de histórias, um sábio, como lhe chamam os amigos.
Neste documentário, "Um Sítio Onde Pousar a Cabeça", Manuel António Pina revela-se na primeira pessoa, com testemunhos de amigos, familiares e especialistas da sua obra. Admirado pelo anónimo homem da rua - as crónicas diárias de Manuel António Pina não deixa ninguém indiferente; reconhecido pelos seus pares, que salientam a singularidade da obra e o cunho profundamente humanista do seu carácter, este documentário procura desvendar o "universo Pina" através de uma narrativa audiovisual que abarca a poesia, crónica, a literatura para crianças e o teatro.
"O País das Pessoas de Pernas Para o Ar", título de um dos seus primeiros livros, ilustra bem a postura do homem e do escritor que mudou a narrativa das histórias para crianças, tornando-se ao mesmo tempo um dos nomes mais importantes da Poesia Contemporânea Portuguesa.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Manuel António Pina
Realização
Ricardo Espírito Santo
Produção
Terra Líquida
Autoria
Alberto Serra
Ano
2011
Duração
59 minutos