Programas tv

Os Nossos Dias

Géneros

  • Telenovelas

Informação Adicional

Episódio n.º16

Episódio 16 de 310 Duração: 45 min

Bela e Marta acabam de fazer os salgados para a noite de fados e desafiam Henrique para as ajudar a fazer brigadeiros. O rapaz nem responde porque está concentrado a jogar no telemóvel novo e Bela ordena-lhe que desligue o telefone, argumentando que esteve naquilo todo o dia, acabando por não passar tempo algum com ela. O filho fica irritado e grita-lhe que é uma injustiça. Filipe não gosta da atitude de Henrique e levanta a voz, proibindo-o de falar assim com a mãe. Depois de o miúdo ir lavar as mãos, pede desculpa a Bela mas a namorada assegura que ele não tem culpa, responsabilizando Paulo por estar permanentemente a deseducar o filho.
Paulo começa muito bem a entrevista à televisão depois da sua equipa ter ganho o jogo que a qualificou para o campeonato distrital. Carla escuta com expectativa, orgulhosa do trabalho que teve para o ensinar a falar em público. Valdemar e Lurdes confessam a surpresa pela desenvoltura que ele revela, mas por pouco tempo. Quando o repórter começa a fazer perguntas, Paulo espalha-se ao comprido, levando Carla ao desespero e Valdemar e Lurdes, às gargalhadas.
Luísa mostra-se insegura quando Rodrigo lhe diz que tem de sair por um momento, para passar por casa da mãe. A mulher revela que tem medo de voltar a perdê-lo, até porque Otília quer vê-los separados. Rodrigo insiste que não vai mais deixá-la e Luísa reafirma que não vai voltar com a decisão de não engravidar, mas que continua disposta a adotar uma criança. O marido tenta ganhar tempo e não a contraria, prometendo ficar ao seu lado. Luísa fica pensativa depois de Rodrigo sair de casa.
Nuno e Tatiana não resistem à tentação e beijam-se com paixão, deixando que as mãos percorram os seus corpos. O pianista cai em si e afasta-a, dizendo que a mulher pode chegar a qualquer momento. Nuno e Tânia ficam constrangidos com a situação e despedem-se até à hora do espetáculo no café.
Teodoro mostra-se galante com Elvira, pretendendo saber se ela já tem o vestido pronto para a noite de fados. Ao invés do irmão, Júlia ataca a sua inquilina dizendo que ela anda sempre tão descuidada. Elvira reage com indignação e Júlio chama engatatão a Teodoro. Este responde que ele está particularmente implicativo e Elvira ajuda recordando que quem tem maus fígados, vive menos. Tatiana regressa ao café e vem nas nuvens depois do beijo fogoso que trocou com Nuno. Júlio nota a sua euforia e diz a Elvira, com ar de gozo, para ela abrir o olho. Teodoro também ri da observação do irmão. Elvira fica desconfiada, mas Tatiana não se desmancha.
Bela brinca e diz que Henrique também tem de se ir vestir e por um lacinho ao pescoço. O filho diz logo que nem pensar e Filipe acalma-o, dizendo que a mãe está a brincar.
Beatriz está excitadíssima e só quer ir para a festa, enquanto Marta lhe responde com carinho a todas as perguntas que ela faz. A mãe e a irmã, Susana, não lhe poupam elogios, dizendo que está linda para a noite de fados.
Elvira abre a noite de fados e agradece aos presentes a comparência, lembrando que se trata de uma noite em que todos devem dar largas à sua generosidade para somarem contributos que vão ajudar Bia a ser operada no estrangeiro, já que o estado não comparticipa a cirurgia que ela tem de fazer para sobreviver. Marta sobe também ao palco para agradecer emocionada a presença de todos. Vai acompanhada de Susana e Beatriz. Depois daquelas breves palavras, Elvira emociona-se e derrama uma lágrima ao chamar Tatiana para cantar, assumindo perante a plateia o enorme orgulho que sente da filha. Quando Tatiana começa a cantar, todos escutam a sua bela voz com espanto e admiração.

Ficha Técnica

Título Original
Os Nossos Dias
Intérpretes
Débora Monteiro, Carla Maciel, Pedro Laginha, Orlando Costa, Sara Norte, Luís Lucas, Anabela Teixeira, Luís Gaspar, Ana Guiomar, Luís Mascarenhas, Sandra Faleiro, Joaquim Nicolau, Inês Faria, Marta Fernandes, Helder Agapito, Luís Vicente
Realização
Duarte Teixeira, Paulo Brito e António Figueirinha
Produção
SP Televisão
Autoria
Mário Cunha, Filipa Poppe, Filipe Santos, Luís Marques, Maria João Marques, Nuno Duarte e Vasco Monteiro
Ano
2013
Duração
45 minutos
Série
1