Programas tv

Debut

Debut

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Todos temos o direito de ser quem somos. Uma curta-metragem de Dalibor Matanic.

Ivan é um jovem que se encontra no final da adolescência, com uma vida solitária. Trabalha numa quinta, a cuidar do gado do pai, entre os pinheiros cobertos de gelo e neve na Croácia. À noite, Ivan é um exímio atacante na equipa de futebol local, contudo, debate-se para compreender os seus sentimentos pelo colega de equipa Marko. Nos balneários, ouve a notícia de que um olheiro pode visitar a equipa. Contudo, com Marko à sua frente, os pensamentos de Ivan estão longe.
Efetivamente, o olheiro visita a equipa de futebol à procura de um novo talento. O jogo começa e Ivan marca golo de imediato. Marko fica eufórico e abraça Ivan que, inundado por uma onda de emoções e sem pensar, beija Marko. Ivan é rodeado, uma vez mais, por um silêncio ensurdecedor. Com as lágrimas a correr pelo seu rosto, afasta-se de um surpreendido Marko e percorre o solitário caminho de regresso à quinta.
Sentado no estábulo, apenas com as vacas como companhia, Ivan ouve passos que se aproximam e vira se para ver. Marko entra e sorri a Ivan. Atira-lhe uma bola, num gesto de aceitação e compreensão. Saem da escuridão do estábulo para jogar futebol na neve profunda do exterior. Os raios solares começam a surgir por entre a bruma da manhã.

Nascido em 1975, em Zagreb, na Croácia, Dalibor Matanic escreveu e realizou diversos filmes premiados e de grande visibilidade. Além da sua prestigiada série de televisão Novine (The Paper), Matanic é, provavelmente, mais conhecido pelo filme Fine Mrtve Djevojke (Fine Dead Girls), de 2002, que conquistou o Prémio Especial do Júri no Festival de Cinema de Sochi, em 2003. O seu filme Zvizdan (Sol de Chumbo) também venceu o Prémio do Júri na categoria Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes, em 2015, e foi posteriormente selecionado para representar a Croácia na categoria de Melhor Filme Estrangeiro dos Prémios da Academia, de 2016.
A par do cinema, Matani? trabalhou em quatro peças de teatro e em vários anúncios publicitários.
"Lutar pela humanidade, pela possibilidade de um mundo melhor, é um tema que percorre o meu trabalho", afirmou Matanic quando questionado sobre o seu envolvimento no projeto. "Penso que estamos a construir uma história que todos irão compreender."
Dalibor Matanic foi um dos cinco realizadores convidados pela Comissão Europeia para realizarem cinco curta-metragens com o objetivo de promover a identidade europeia, nas quais podem explorar temas tão diversos como os direitos humanos, sociedade digital, mobilidade (liberdade de viver, viajar, estudar e trabalhar na UE), qualificações e empreendedorismo e sustentabilidade e ambiente.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Debut
Intérpretes
Kristijan Bonacic, Pave Cemerikic
Realização
Dalibor Matanic
Ano
2018