Programas tv

CAÇADOR BRANCO, CORAÇÃO PRETO

CAÇADOR BRANCO, CORAÇÃO PRETO

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Clint Eastwood, atrás e à frente das câmaras, a evocar a memória de John Huston num filme irónico e fascinante.

Nos anos 50 o realizador cinematográfico John Wilson convence o seu amigo, Peter Verrill, um argumentista de Hollywood, a trabalhar na história de um filme que se desenrola em África. Wilson insiste em rodar nos cenários naturais de África, sobretudo porque quer consumar um velho sonho: caçar um elefante. No Uganda, Wilson, cria algumas confusões no hotel, em grande parte devido ao seu gosto por mulheres, e mais tarde arrasta Verrill para situações de alto risco a bordo de um velho barco a vapor que pretende usar no filme. Wilson, entretanto, conhece Kivu, um caçador negro, que o impressiona pela sua coragem e que irá morrer quando Wilson se prepara para abater o seu elefante, depois de desprezar os avisos de Kivu.

Partindo da adaptação de um romance de Peter Viertel, “Caçador Branco, Coração Negro”, foi o décimo quarto filme assinado por Clint Eastwood, que mais uma vez confirmava o seu talento e inteligência atrás das câmaras. Tudo gira em torno de um cineasta americano que se prepara para rodar um filme em África. Filme que vai sofrer vários atrasos porque o primeiro grande objectivo do cineasta é caçar um elefante, o que vai ter um desfecho trágico. Na verdade, o livro de Peter Viertel é um relato ficcionado das atribulações criadas por John Huston, de quem Viertel era amigo e argumentista, por ocasião da rodagem do celebérrimo “A Rainha Africana”, que Eastwood evoca com espantosa sobriedade e subtileza. Assumindo, para além da produção e da realização, o principal papel, Eastwood, constrói um filme sobre a rodagem de um filme e sob a memória dessa figura inesquecível do cinema que foi John Huston, cineasta e aventureiro, farsante e livre pensador, tirano e altruista, que se desenha à transparência e à evidência na personagem criada, aliás magistralmente, por Clint Eastwood.

Ficha Técnica

Título Original
WHITE HUNTER, BLACK HEART
Intérpretes
Clint Eastwood, Jeff Fahey, Charlotte Cornwell, Norman Lumsden, George Dzundza, Edward Tudor Pole, Marisa Berenson, Mel Martin, Richard Vanstone, Alun Armstrong, Timothy Spall.
Realização
Clint Eastwood
Produção
Clint Eastwood
Autoria
Peter Viertel, James Bridges e Burt Kennedy
Música
Lennie Niehaus
Ano
1990
Duração
108m (cor) minutos