Programas tv

AMÉRICA PROIBIDA

AMÉRICA PROIBIDA

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

O fenómeno do neo-nazismo em tom de melodrama familiar, com Edward Norton e Edward Furlong

Derk Vinyard, cujo pai foi assassinado por um negro, alimenta fortes sentimentos racistas e junta-se a um grupo neo-nazi de Los Angeles. Torna-se, rapidamente, no chefe incontestado da organização e é preso pelo homicídio de dois negros que tentavam roubar-lhe o carro. Cumpre três anos de prisão e sai decidido a abandonar a vida de violência que foi criando. Por outro lado, vai fazer tudo ao seu alcance para evitar que o seu irmão mais novo, Danny, se deixe também contaminar pela via da intolerância, do racismo e da violência descontrolada.

Tony Kaye, após uma bem sucedida carreira na publicidade, passou à longa metragem com um filme de grande intensidade dramática e oportuna audácia temática sobre as sinuosas vias do neo-nazismo. ¿América Proibida¿ é, essencialmente, um melodrama familiar sobre as atribulações de um jovem marcado pela tragédia pessoal, o assassínio do pai, pelo racismo,(o pai foi morto por um negro) e pelo fascínio da violência inconsequente, as organizações neo-nazis. Kaye, com grande virtuosismo visual, de que é aliás directamente responsável já que que assina igualmente a fotografia, reflecte sobre esta desconcertante e actual forma activa de racismo que na América, tal como na Europa, tem vindo a assumir proporções inquietantes. Um filme violento e amargo que conta com duas grandes interpretações a cargo de Edward Norton e Edward Furlong, o primeiro justamente nomeado para o Oscar de Melhor Actor da Academia de Hollywood.

Ficha Técnica

Título Original
AMERICAN HISTORY X
Intérpretes
Edward Norton, Edward Furlong, Beverly d¿Angelo, Fairuza Balk, Avery Brooks, Stacy Keach, Elliott Gould, Jennifer Lien, Ethan Suplee, Guy Torry, William Russ, Joseph Cortese.
Realização
Tony Kaye
Produção
John Morrissey
Autoria
David McKenna
Música
Anne Dudley
Ano
1998
Duração
114m (cor) minutos