Programas tv

REGRAS DA CASA

REGRAS DA CASA

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Uma divertida e sensível crónica americana sobre a fascinante e invulgar trajectória de um orfão nos anos 40, com Tobey Maguire, Charlize Theron e Michael Caine

Nos anos 40, Homer Wells, que viveu toda a vida num orfanato do Maine, começa a aceitar o facto de que nunca será adoptado. O dr. Wilbur Larch, que dirige o orfanato com extraordinário bom senso e pratica, com superior qualidade médica, abortos numa base regular e clandestina, tomou a seu cargo, e de forma muito pessoal, a educação de Homer, que é já um excelente e bem preparado médico sem diploma legal, embora Larch lhe tenha arranjado um diploma falso. Apesar de considerar Larch como um pai e viver relativamente feliz, Homer quer conhecer o Mundo e um dia parte na companhia da bela Candy e do namorado dela, Wally, que passaram pelo orfanato para acabar com a gravidez dela. Na propriedade de Wally, Homer junta-se a um grupo de apanhadores de maçãs, apaixona-se por Candy e vive um belo romance com ela enquanto Wally está ausente na guerra.

¿Regras da Casa¿ é uma hábil e envolvente adaptação ao cinema de um romance do celebérrimo John Irving, que o próprio assinou para a realização do sueco Lasse Hallström, há algum tempo radicado nos Estados Unidos. Curiosamente, o universo literário de Irving e o estilo do cinema de Hallström combinam-se perfeitamente e ¿Regras da Casa¿ é, naturalmente, uma crónica de vida plena de humor, romantismo e ironia, que atravessa, nem sempre linearmente, várias temáticas que vão dos conflitos morais sobre o problema do aborto à exploração de mão de obra rural e sazonal, passando pelo incesto ou pelos segredos da produção da cidra. Acima de tudo, ¿Regras da Casa¿ é um filme de personagens multifacetadas, incongruentes e surpreendentes a que Irving e Hallström dão uma fascinante dimensão humana ao longo desta história sobre as opções possíveis na vida e no amor. Uma bela e cuidada realização de Hallström para o inteligente texto de Irving, vencedor do Oscar para o Melhor Argumento Adaptado, que as interpretações de Tobey Maguire, Charlize Theron e, sobretudo, Michael Caine, que conquistou o Oscar de Melhor Actor Secundário, enriquecem de forma admirável.

Ficha Técnica

Título Original
THE CIDER HOUSE RULES
Intérpretes
Tobey Maguire, Charlize Theron, Michael Caine, Delroy Lindo, Paul Rudd, Jason Alexander, Kieran Culkin, Kathy Baker, Erykah Badu.
Realização
Lasse Hallström
Produção
Richard N. Gladstein
Autoria
John Irving
Música
Rachel Portman
Ano
1999
Duração
121m (cor) minutos