Programas tv

Imperdoável

Imperdoável

Géneros

  • Filmes - Western

Informação Adicional

Clint Eastwood, na dupla função de realizador e ator, regressou de forma notável ao Western com um filme sombrio, cruel e fascinante

Em 1880, William Munny vive pacata e miseravelmente com os filhos numa quinta no Kansas, depois de se ter retirado de uma bem-sucedida carreira de pistoleiro. Um dia recebe a visita de um rapaz, Schofield Kid, que lhe propõe um negócio: 1000 dólares pela morte de dois cow-boys que assassinaram barbaramente uma prostituta. Munny começa por recusar a proposta mas por fim acaba por aceitar na condição de poder contar com a colaboração do seu velho amigo Ned Logan. Os dois chegam à cidade de Big Whiskey, onde a prostituta foi morta, e cujo xerife, Little Bill Daggett, que ouviu falar da recompensa, expulsa violentamente um pistoleiro inglês. Mais tarde, Munny e os companheiros conseguem abater um dos cow-boys e Ned decide partir. Todavia é apanhado pelo xerife, que o tortura e assassina, exibindo o seu cadáver à porta do "saloon". Munny e o Kid abatem o segundo cow-boy e Munny, ao saber o que aconteceu a Ned, regressa sozinho à cidade para se vingar do xerife de forma impiedosa.

Clint Eastwood assinou em 1992 o filme mais importante e surpreendente da sua carreira de realizador iniciada nos anos 70. "Imperdoável" não foi só o grande e incontestado vencedor dos Óscares da Academia desse ano mas a confirmação da grande maturidade de Eastwood atrás das câmaras. Por outro lado "Imperdoável" é um Western, género que conseguiu resistir às modas e às mortes anunciadas, onde Eastwood justamente demonstra ser um dos últimos e mais inspirados herdeiros da grande tradição de um cinema, por excelência, genuinamente americano. Mas Eastwood, que tantas vezes encarnou o herói mítico e romântico do Oeste, constrói um Western nos antípodas da saga épica e aventureira. Na verdade, "Imperdoável" é uma obra densa, amarga, sombria e cruel, que reflete sobre o abominável ato de matar de forma impressionante. Tudo gira em torno de um velho e acabado pistoleiro, magistralmente interpretado por Clint Eastwood, que aceita um derradeiro trabalho e acaba por ter de se assumir, por vingança, numa espécie de implacável anjo exterminador. No fundo, é a história de um homem assombrado pelo passado, incapaz de aceitar o presente, que regressa ironicamente ao passado para tentar mudar o seu futuro. Eastwood, com rara inteligência e sensibilidade, assina um Western que por vezes, parece uma tragédia grega pela sua depurada contenção psicológica e dramática bem como pela sua carga de fatalidade incontornável e violência desmedida. Em suma, uma magistral realização de Eastwood onde, para além dele próprio no protagonista, se destacam as notáveis interpretações de Morgan Freeman e Gene Hackman, este último galardoado com o Óscar do Melhor Ator Secundário.

Ficha Técnica

Título Original
Unforgiven
Intérpretes
Clint Eastwood, Gene Hackman, Morgan Freeman, Richard Harris, Jaimz Woolvett, Saul Rubinek, Frances Fisher.
Realização
Clint Eastwood
Produção
Clint Eastwood e Julian Ludwig
Autoria
David Webb Peoples
Música
Lennie Niehaus
Ano
1992
Duração
125m (cor) minutos