Programas tv

F/x EFEITOS MORTAIS

F/x EFEITOS MORTAIS

Géneros

  • Filmes - Policial

Informação Adicional

Um thriller policial sobre um inquietante e violento jogo de ilusões cinematográficas, com Bryan Brown e Brian Dennehy

Rollie Tyler é considerado no meio cinematográfico como um mestre na arte dos efeitos especiais. Tudo aquilo que um realizador ou um argumentista imaginar, Rollie, consegue criar. Durante a rodagem de um filme, Rollie, é contactado por um suposto produtor, que é na verdade assistente do director de um serviço do Departamento de Justiça que se encarrega de proteger e recolocar em circulação valiosas testemunhas do Mundo do crime. Rollie é, então, contratado para executar uma cena de pura ilusão na vida real: forjar a morte de um importante gangster. Com relutância, Rollie, executa o trabalho com mestria, sem imaginar que acabava de ser o instrumento de uma sinistra conspiração pondo a sua vida em risco. Decide contra-atacar com as armas que melhor domina: as fabulosas ilusões do cinema.

O departamento dos efeitos especiais é designado no cinema pelas letras FX. Trata-se das ilusões mais fantásticas ou mais triviais que têm se ser, fisicamente, executadas à frente das câmaras durante a rodagem de um filme. Dos impactos de bala no corpo ou nos adereços às explosões, ao fogo numa lareira ou aos vidos quebrados, tudo é trabalho de efeitos especiais. “F/X-Efeitos Mortais” é, pois, um thriller muitíssimo bem imaginado que explora o sempre fascinante jogo entre a ficção e a realidade de que o cinema e uma das artes mais admiráveis, As atribulações de um fantástico técnico de efeitos especiais do cinema, arrastado para uma sinuosa e perigosa história de conspiração que lhe pode custar a vida, é o pretexto para Robert Mandel criar um filme absolutamente fascinante e irónico, onde tudo o que parece nem sempre é o que se supõe. Um belo exercício de suspense, acção e fantásticas ilusões, com Bryan Brown e Brian Dennehy nos principais papeis.

Ficha Técnica

Título Original
F/x
Intérpretes
Bryan Brown, Brian Dennehy, Diane Venora, Cliff de Young, Mason Adams, Jerry Orbach, Joe Grifasi, Martha Gehman, Roscoe Orman, Trey Wilson, Tom Noonan.
Realização
Robert Mandel
Produção
Dodi Fayed e Jack Wiener
Autoria
Robert T. Megginson e Gregory Fleeman
Música
Bill Conti
Ano
1985
Duração
104m (cor) minutos