Programas tv

Grande Repórter: O Adeus Às Armas

Grande Repórter: O Adeus Às Armas

Géneros

  • Informação - Actualidades

Informação Adicional

"As Forças Armadas podem desaparecer..."

O futuro das Forças Armadas portuguesas vai estar em análise numa reportagem da RTP, a exibir na próxima quinta-feira à noite no programa "Grande Repórter".
Ao longo dos últimos dois meses, uma equipa da RTP acompanhou o dia-a-dia do Exército, Marinha e Força Aérea, onde recolheu depoimentos inéditos sobre o estado atual das Forças Armadas. Com o recurso a micro-câmaras instaladas a bordo de aeronaves e submarinos foi possível captar alguns momentos nunca vistos em televisão. A reportagem inclui uma passagem por Espanha e pela Bélgica, onde as Forças Armadas atravessam um período de grande prosperidade.
Ao contrário do que sucede lá fora, em Portugal as chefias militares avisam que os cortes no orçamento da Defesa comprometem as missões e a modernização dos meios operacionais das Forças Armadas. No início do século XXI, Portugal opera ainda com material do tempo da guerra do Ultramar. Os submarinos, carros de combate, aviões de transporte e helicópteros estão obsoletos e põem em risco a defesa da República e os próprios militares.
Em "O ADEUS ÀS ARMAS", a RTP conta com os vários depoimentos entre os quais o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, general Alvarenga Sousa Santos e o primeiro ministro, António Guterres.
O trabalho é assinado pelo repórter Armando Seixas Ferreira e pelo operador de câmara Carlos Pinota. A edição de imagem é de Namorado Freire.

Ficha Técnica

Título Original
Grande Repórter: O Adeus Às Armas
Produção
RTP
Ano
2001