Na transição ainda não estava decidido que a Alemanha ficasse na NATO

por RTP

Em Washington, no National Press Club, o primeiro ministro da RDA, Lothar de Maizière, afirmou que o processo de unificação alemã deve fazer parte da unidade europeia e de modo algum deve perturbar os países vizinhos.

Sobre o seu encontro com o presidente Bush, disse apenas que lhe apresentara o ponto de vista da RDA sobre as alterações necessárias na NATO  e que fora atentamente escutado. De Maizière manifestou-se a favor de que a futura Alemanha unificada escolha livremente a qual dos dois blocos militares - NATO ou Pacto de Varsóvia - pretende aderir.

Entretanto, no edifício do "tijolo vermelho", que foi sede do Governo alemão antes da Segunda Grande Guerra, os dois presidentes de Câmara de Berlim pronunciaram-se a favor da instalação em Berlim da capital da futura Alemanha unificada e a sede da agências permanentes da Conferência para a Segurança e Cooperação Europeias.

A reunião debruçou-se também sobre a ideia da candidatura de Berlim à realização dos Jogos Olímpicos de 2000 e avançou com a demolição oficial do Muro, que já começou a ser desmantelado em Dezembro do ano passado (1989).
pub