Calor histórico atravessa o Hemisfério Norte

por RTP
Na Europa, uma onda de calor excessivo, no final da semana passada, fez com que as estradas e os telhados das Ilhas Britânicas se curvassem Henry Nicholls - Reuters

Diferentes regiões do Hemisfério Norte debateram-se, na última semana, com temperaturas escaldantes. Em Portugal, os termómetros vão começar a subir de forma gradual já esta quinta-feira.

De um modo geral, os mais recentes registos de calor são consistentes com o tipo de fenómenos extremos associados ao aquecimento global. 

Na Europa, uma onda de calor excessivo, no final da semana passada, fez com que as estradas e os telhados das Ilhas Britânicas se curvassem, segundo o Weather Channel.

De acordo com o Met Office do Reino Unido, Motherwell, a cerca de 20 quilómetros a sudeste de Glasgow, na Escócia, atingiu 33,2 graus Celsius no dia 28 de junho. Além disso, Glasgow viveu o dia mais quente desde que há registo, atingindo 31,9 graus Celsius.

Na Irlanda e na Irlanda do Norte, entre 28 a 29 de junho, várias cidades atingiram novos recordes de temperatura, entre os 29,5 os 32 graus.
Previsão para Portugal

Em Portugal, de acordo com o IPMA, as temperaturas continuarão a subir gradualmente. No próximo fim de semana a temperatura máxima deverá atingir valores entre os 30 e os 35 graus Celsius na região sul e entre os 23 e os 30 graus no resto do território.

A temperatura mínima deverá rondar entre os 13 e os 20 graus.

Na próxima semana, a previsão aponta para uma probabilidade de valores da temperatura do ar semelhantes ou superiores aos do fim de semana.
Da América à Eurásia
Na América do Norte, dois terços do leste dos Estados Unidos e sudeste do Canadá experimentaram, desde o final da semana passada, uma massa de ar quente mas também excecionalmente húmida. Alguns dos registos mais pronunciados pertenceram a Denver (40 graus no dia 28 de junho) e Montreal (36,6 graus no dia 2 de julho). 

Também na Eurásia o calor imperou. A capital da Arménia, Yerevan, disparou para 42 graus a 2 de julho. Vários locais no sul da Rússia superaram ou igualaram as temperaturas mais quentes de junho registradas no dia 28.

No Médio Oriente, durante um período de 24 horas, a 26 de junho, a temperatura na cidade costeira de Quriyat, Omã, nunca ficou abaixo dos 42,6 graus - provavelmente a temperatura mínima mais alta já observada na Terra. Em abril deste ano o Paquistão registou históricos 50,2 graus.
Tópicos
pub