Exploração de lítio em Portugal não pode ser feita a qualquer preço, dizem ambientalistas

| Ambiente
Exploração de lítio em Portugal não pode ser feita a qualquer preço, dizem ambientalistas

Foto: David Mercado/Reuters

Ambientalistas defendem que a exploração de lítio em Portugal não pode ser feita a qualquer preço. Num fórum nacional, na Covilhã, os participantes exigiram também que o tema seja incluído no programa das próximas campanhas eleitorais.

Movimentos ambientalistas, população e especialistas defenderam este sábado, no Barco, concelho da Covilhã, que a exploração de lítio em Portugal não pode ser feita a qualquer preço e exigiram que os partidos clarifiquem posições na próxima campanha eleitoral.

"É uma questão nacional e neste momento parece que o lítio é um mineral emergente, mas a exploração não pode ser a qualquer preço. Portugal não pode querer ser o maior produtor de lítio da Europa, quando se está a pôr em causa o direito à vida nas regiões", afirmou Anselmo Gonçalves, investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT).

Organizada pela Quercus, esta iniciativa decorreu no Barco, localidade do concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, que está a poucos metros da serra da Argemela, sob a qual recai um pedido de concessão mineira que abrange mais de 400 hectares.

Uma exploração que a população teme que venha a ser aprovada, e, em consequência, ponha em causa o ambiente, a paisagem, os cursos de água, a fauna e a flora e representando um "golpe severo" para a saúde e qualidade de vida dos que ali vivem, como apontou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia do Barco, Luís Morais.

A informação mais vista

+ Em Foco

A RTP ouviu os seis lideres partidários sobre temas que escapam aos programas políticos e que contribuem para definir o perfil dos candidatos.

    Estamos em plena campanha para as Legislativas. Não queremos aqui influenciar o seu voto, mas tratar as dúvidas que nos apareceram a nós e que podem também ser as suas.

      Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.