Icebergue 16 vezes maior que Lisboa separou-se da Antártida

por RTP
DR

Um icebergue gigante com 1636 quilómetros quadrados de área separou-se da plataforma de gelo Amery, na Antártida. Apelidado de D28, este pedaço de gelo passou a ser o maior a soltar-se naquela área nos últimos 50 anos. Alguns cientistas já esperavam a separação e afirmam que o fenómeno não está relacionado com as alterações climáticas.

O D28 não foi um dos maiores icebergues a soltar-se de uma plataforma de gelo, mas ainda assim o seu tamanho não passou despercebido.

Com uma área de 1636 quilómetros quadrados, este icebergue consegue ser 16 vezes maior do que a cidade de Lisboa e ter mais do dobro do tamanho do arquipélago da Madeira.


No entanto, a separação do D28 já era esperada pelos cientistas.

“Estou contente por ver esta separação ao fim destes anos todos”, afirmou Helen Fricker, uma investigadora da Instituição Scripps de Oceanografia.

Sabíamos que ia acontecer mais cedo ou mais tarde, mas, só para nos manter atentos, não aconteceu exatamente quando esperávamos”, contou a investigadora à BBC.

Na opinião de alguns cientistas, este fenómeno não tem qualquer relação direta ou indireta com as alterações climáticas.

“Apesar de haver muitas preocupações em relação à Antártida, não há motivo para alarme no que diz respeito à plataforma de gelo Amery”, assegura.

No entanto, uma investigadora do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos defendeu que as alterações climáticas podem vir a aumentar exponencialmente este fenómeno devido ao aquecimento global.

“Com as alterações climáticas, antecipamos que haja mais icebergues a separarem-se no futuro”, alertou Sue Cook.

À medida que as águas à volta da Antárctida aquecerem, as plataformas de gelo vão ficar mais finas e mais sujeitas a partirem-se”, concluiu.
D28
Apelidado por um sistema de classificação que divide a Antártida em diferentes quadrantes, o D28 pode ser considerado um dos maiores icebergues a separar-se da terceira maior placa de gelo da Antártida - a Amery.

Estima-se que a espessura deste icebergue atinja cerca de 210 metros e que contenha cerca de 315 mil milhões de toneladas de gelo.

No entanto, o D28 quase que passa despercebido quando comparado com o poderoso icebergue A68. Este soltou-se da Plataforma de Gelo Larsen C, em julho de 2017. Com uma superfície de 5800 quilómetros quadrados, o A68 pesava mais de um bilião de toneladas. 

Apesar de o desprendimento de icebergues ser uma maneira de contrabalançar as plataformas de gelo, a perda de um icebergue tão grande pode vir a alterar a geometria da tensão na frente da Amery. Normalmente, as plataformas de gelo mantêm o equilíbrio ao compensar o aumento de peso, devido à neve, com a libertação de icebergues.

Ainda assim, algumas imagens de satélite recolhidas desde a década de 90, revelaram que a plataforma Amery continua em equilíbrio com o ambiente.

Tópicos
pub