Poluição zero em 44 praias portuguesas

por RTP
Os dados foram requisitados pela Associação ZERO à Agência Portuguesa do Ambiente Nacho Doce - Reuters

Portugal conta com 44 zonas balneares sem poluição, ou seja, que não registam qualquer contaminação nas análises efetuadas ao longo de três épocas balneares. Os dados são divulgados pela Associação ZERO na véspera do Dia Mundial dos Oceanos.

Entre as 44 zonas balneares com grau zero de poluição, há 42 áreas costeiras e duas praias interiores.

Na lista costeira, Torres Vedras (sete praias), Grândola (quatro), Aljezur e Tavira (três) são as zonas com maior número de areais que não registaram níveis de poluição. Das zonas interiores fazem parte a Albufeira de Santa Luzia, na Pampilhosa da Serra, e a Albufeira de Castelo de Bode, em Montes, Tomar.

Em Portugal existem 608 zonas balneares em funcionamento, pelo que estas 44 praias representam uma percentagem de 7 por cento do total nacional. Apesar disso, existem mais 11 zonas balneares em comparação com o ano passado, um aumento de cerca de 33 por cento.
Interior mais suscetível a poluição
Os dados foram requisitados pela Associação ZERO à Agência Portuguesa do Ambiente. As análises à água das 44 praias apresentaram valores negativos quanto à eventual presença de dois parâmetros microbiológicos: as bactérias Escherichia coli e Enterococos intestinais.

A ambientalista ZERO explica que no caso das zonas balneares interiores, ao estarem mais suscetíveis à poluição microbiológica, torna-se difícil conseguir estes resultados em três anos consecutivos.

A associação recomenda à população que frequente apenas praias classificadas como zonas balneares, por haver vigilância e se conhecer a qualidade da água. Apela também para que não se deixe resíduos nas praias e para a preservação da paisagem, evitando a danificação de dunas e outras áreas sensíveis.
Tópicos
pub