Um dos maiores desafios da humanidade é enfrentar as alterações climáticas

por Lusa

Lisboa, 06 nov (Lusa) -- A diplomata Christiana Figueres disse hoje que um dos maiores desafios da humanidade é enfrentar imediatamente a questão das alterações climáticas, alterando comportamentos individuais e coletivos.

Christiana Figueres, que foi responsável pelas questões climáticas das Nações Unidades e uma das "arquitetas" do acordo de Paris em 2015, falava hoje na Web Summit, que decorre em Lisboa até quinta-feira.

Atualmente lidera a campanha global Mission 2020 criada para conduzir ações urgentes para alcançar um ponto de viragem nas emissões de gases de efeito estufa.

"Todos os humanos, sem exceção, serão tocados pelas alterações climáticas", disse adiantando que é urgente que o mundo se torne mais eficiente do ponto de vista energético e que "todos têm um papel a desempenhar".

Na sua intervenção sobre o tema "Mission 2020. Porque temos de fazer mais?", a diplomata da Costa Rica disse que a geração de hoje é testemunha de uma transformação profunda da humanidade ao nível energético, com mudanças em vários setores.

"Estamos a criar um completo mundo novo, mas temos ainda muito a fazer para transformar o mundo num local mais seguro, mais produtivo e com mais oportunidades para a paz", disse.

Seja qual for o caminho, defendeu, este não acontecerá "apenas porque sim, mas porque decidimos intencionalmente".

"Toda a gente tem de decidir o seu propósito", frisou Christiana Figueres.

Perante a pergunta se nesse caminho todos teremos de nos tornar vegetarianos, Chistiana Figueres respondeu: "Sim".

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa, devendo permanecer até 2028 na Altice Arena (antiga Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

Nesta terceira edição do evento em Portugal são esperados cerca de 70 mil participantes de mais de 170 países.

A edição deste ano realiza-se até quinta-feira.

Tópicos
pub