Gabriel Magalhães apresenta "Vergílio Ferreira no século XXI"

por RTP

Celebra-se hoje, 28 de janeiro, o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira. Gabriel Magalhães, professor e especialista na vida e trabalho do autor, explica a importância da sua obra na interpretação da sociedade atual, e apresenta possíveis alternativas ao estudo de “Aparição” no ensino secundário.

Gabriel Magalhães, docente de Literatura na Universidade da Beira Interior, apresentou no passado dia 12 de janeiro na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, uma conferência intitulada “Vergílio Ferreira no século XXI”. 
 
Para o professor universitário, “a história cultural portuguesa da segunda metade do século XIX não se entende sem Vergílio Ferreira (…). É um autor que nos dá as chaves do que somos hoje”.

Gabriel Magalhães referiu ainda, em entrevista à Antena 1, que poderão existir alternativas ao romance “Aparição” para o currículo do Ensino Secundário. Apesar de o considerar um “livro extraordinário”, o especialista explica que “os tempos mudam e a nossa leitura dos autores também muda”.
pub