Novo golfinho foi identificado na Austrália

por Joana Tadeu, RTP
Afinal este golfinho não é comum DR

Uma investigadora descobriu que os golfinhos existentes na costa de Melbourne não eram golfinhos-comuns, como se acreditava, mas sim uma nova espécie nunca antes identificada e agora batizada golfinho Burrunan. Não se encontravam novas espécies desde 1800.

Sempre nadaram mamíferos na baía de Port Phillip e nos lagos Gippsland, na Austrália, e os biólogos sempre se referiram aos cerca de 150 animais como golfinhos-comuns ou golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus), a espécie mais comum e identificada cientificamente no século XIX. Mas, afinal, estavam enganados. Kate Charlton-Robb, da Universidade Monash, em Melbourne, descobriu que os grupos são diferentes depois de comparar os crânios, o ADN e a composição física dos animais.

Charlton-Robb identificou e nomeou a nova espécie como Tursiops australis, com o nome comum Golfinho Burrunan , seguindo a narrativa aborígene australiana para "peixes grandes do mar e do tipo boto". "O reconhecimento da espécie é particularmente significativo dado ser endémica de uma pequena região geográfica do sul e sudeste da Austrália, onde apenas são conhecidas duas pequenas populações que residem na proximidade de um grande centro urbano e agrícola", explica a cientista.

As condições em que se encontra a população da espécie, quer pelo seu número, quer pela localização do seu habitat natural, "confere-lhes um alto valor de conservação e torna-os suscetíveis a numerosas ameaças humanas", escreve Charlton-Robb, responsável pelo artigo científico publicado na PLoS One Journal onde é descrita a nova espécie de golfinho. A bióloga diz que é agora necessária uma investigação mais profunda para descobrir se existem populações deste novo golfinho noutros sítios da Austrália.

"Esta é uma descoberta incrivelmente fascinante visto que só foram formalmente descritas e reconhecidas três novas espécies de golfinhos desde o final de 1800", conta Charlton-Robb à BBC. "O que torna isto ainda mais excitante é que esta espécie de golfinho tem vivido debaixo dos nossos narizes", diz a responsável pela investigação, que desconfiava da existência desta terceira espécie de golfinho roaz há oito anos.

A espécie tem 2,5 metros de comprimento, sendo, assim, menor que o golfinho comum de três metros. A sua coloração a três tons também é única, no entanto, esta diferença de aparência, que já tinha sido observada antes, foi sempre atribuída às diferenças entre os golfinhos do sexo masculino e os do sexo feminino.