Entrevista com Luís Filipe Pereira

por Antena 1

A Antena1 e o Diário Económico falam com o presidente do Conselho Económico e Social.

Luis Filipe Pereira não recusa a possibilidade de continuar na presidência do CES e está disponível para avaliar a continuidade, se esse for o entendimento entre PSD e PS. A eleição obriga a que haja 2/3 dos votos da Assembleia da República, o que significa que os dois maiores partidos tem de chegar a acordo. Até agora, não tem sido possível. Para dia 29 de Abril está marcada nova votação. Luis Filipe Pereira terminou no dia 4 de Outubro o mandato do antecessor, Silva Peneda que saiu prematuramente para ir para Bruxelas, e terá de permanecer no cargo até que haja substituto. Já foi sondado para ficar e se o momento chegar não rejeita essa possibilidade.

Segurança Social

O Conselho Económico e Social vai lançar um grande debate sobre a reforma da Segurança Social. A revelação foi feita por Luis Filipe Pereira nesta entrevista.

O debate que quer promover junto da sociedade terá por base 3 áreas: sustentabilidade, financiamento e modelos e vai partir de documentos a elaborar pelo ISCTE. Luis Filipe Pereira espera conseguir uma boa base de trabalho para ajudar na decisão política.

Serviço Nacional de Saúde

Luis Filipe Pereira, que foi ministro da Saúde nos governos de Durão Barroso e Santana Lopes, defende uma reforma estrutural no SNS. A reforma terá de ter em conta 4 problemas: o envelhecimento, o custo com as novas tecnologias, a sustentabilidade e a eficiência.

Povo

O entrevistado admite que os partidos que apoiam o PS no governo queiram um sistema estatizado, mas lembra que esses representam apenas uma franja da população que não ultrapassa os 20 por cento. Por isso, Luís Filipe Pereira considera que deve ser a posição da maioria a prevalecer no âmbito do que são as posições europeias.

Hospital Oriental de Lisboa

Para o antigo ministro da Saúde, o Hospital Oriental de Lisboa continua a ser necessário porque melhora a eficiência do SNS. Lamenta que essa não tenha sido a opção do governo.

Concertação Social

No âmbito da concertação social, Luis Filipe Pereira acredita que será possível um novo acordo de concertação e elogia a atitude de António Costa ao apresentar aos parceiros sociais as matérias que gostaria de ver discutidas por todos.
pub