Academia Portuguesa de Cinema atribui hoje os prémios Sophia

por Lusa

Os vencedores dos prémios do cinema português, os Sophia, são anunciados hoje pela Academia Portuguesa de Cinema, numa edição liderada por "Mosquito", filme de João Nuno Pinto, que soma 13 nomeações.

Esta será a décima edição dos prémios Sophia, numa cerimónia que decorrerá hoje à noite no Casino Estoril (Cascais), e na qual serão reconhecidas as carreiras da atriz e encenadora Maria do Céu Guerra e do ator Sinde Filipe.

A liderar as nomeações está "Mosquito", filme de ficção inspirado numa história verídica do avô do realizador João Nuno Pinto, passada em África, durante a Primeira Guerra Mundial.

"Mosquito" está nomeado, por exemplo, para Melhor Filme, Realização, Ator Principal, para João Nunes Monteiro, e Ator Secundário, a título póstumo para Filipe Duarte.

Com dez nomeações surge "Ordem Moral", de Mário Barroso, protagonizado por Maria de Medeiros.

Para o Sophia de Melhor Filme, além de "Mosquito" e "Ordem Moral", competem "Listen", de Ana Rocha de Sousa, e "O ano da morte de Ricardo Reis", de João Botelho.

Para Melhor Realização concorrem Ana Rocha de Sousa, João Botelho, João Nuno Pinto e o luso-suíço Basil da Cunha, com o filme "O fim do mundo".

Na categoria de Melhor Série ou Telefilme estão nomeadas "A espia" e "Crónica dos bons malandros", ambas com realização de Jorge Paixão da Costa, "Esperança", de Pedro Varela, e "Terra Nova", de Joaquim Leitão.

Segundo a Academia Portuguesa de Cinema, este ano é atribuído, pela primeira vez, um prémio Sophia de Melhor Filme Europeu, que será escolhido "por um colégio de críticos e jornalistas de cinema".

A cerimónia dos Sophia será transmitida na RTP2.

Tópicos
pub