Associação cultural de Tondela comemora 25 de Abril com "netos" da revolução

por Lusa

A Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) chamou para a comemoração dos 45 anos do 25 de Abril os "netos" da revolução, por entender que só assim os seus valores vão passando para as novas gerações.

Hoje, em conferência de imprensa, José Rui Martins, da direção artística do Trigo Limpo Teatro ACERT, disse que não interessa que o 25 de Abril seja comemorado de um modo "balofo ou nostálgico", mas sim de forma que "se projete nas novas gerações".

Foi nessa lógica que foram preparadas várias iniciativas, como o concerto do cantautor Samuel Úria, que contará com a participação de um coro de jovens cantores da região, no dia 24.

Segundo José Rui Martins, "nos temas que habitualmente são cantados pelo Samuel Úria que têm coros", o cantautor estará acompanhado pelo coro de jovens locais.

No dia 26, será promovida uma conversa com alunos da escola secundária, o aspirante miliciano José Sampaio (que, no dia 25 de Abril de 1974, estava na coluna de Salgueiro Maia) e o ativista social António Brito Guterres.

Nesta conversa, os alunos vão revelar a reflexão que fizeram sobre "o que é, afinal, uma utopia".

"Utopias" é também o nome do café-concerto que se realizará no dia seguinte, na sequência de um desafio lançado pela ACERT a uma banda de jovens músicos.

"Vão fazer uma leitura contemporânea do que é para eles a música de intervenção. Não fazemos a mínima ideia do que vai acontecer nesse café-concerto, porque são eles que o estão a construir de uma forma autónoma", disse José Rui Martins.

Alunos de artes da escola secundária de Tondela foram também convidados a criar uma intervenção plástica, intitulada "Cravo", que "vai deixar na cidade uma marca distintiva", acrescentou.

José Rui Martins lembrou que o 25 de Abril é "um momento muito especial" para a ACERT.

"O Trigo Limpo é um filho de abril. Formou-se para, de alguma maneira, vivenciar a transformação que se estava a fazer no nosso país em termos não só da liberdade, mas também de um conjunto de valores que a ACERT quer continuar sempre a defender", recordou.

A programação da ACERT para este trimestre inclui cinco espetáculos de teatro com várias sessões, um espetáculo de novo circo e `clown`, nove concertos e sete cafés-concertos, seis formações em várias áreas e o lançamento de um livro.

 

Tópicos
pub