Christine Reeh apresenta em Amarante documentário sobre migrações na Europa

por Agência LUSA

A realizadora alemã Christine Reeh assiste a 13 de Janeiro, em Amarante, à estreia do seu documentário "à Espera da Europa", uma perspectiva feminina sobre as migrações no espaço comunitário, e participa num debate sobre a matéria.

O filme baseia-se na realidade de Vânia, uma imigrante búlgara que persegue os seus sonhos em busca de melhores condições de vida em Portugal e Espanha.

Com o "relato íntimo" desta trabalhadora do Leste Europeu, tenta- se fornecer "um olhar profundo sobre a perspectiva feminina na emigração", disse a realizadora.

"à Espera da Europa" foi rodado em Portugal, Espanha e Bulgária.

O debate que se segue à projecção deverá abranger temas subjacentes às migrações, nomeadamente a diversidade cultural e a preservação de identidades, disse à Lusa fonte da Câmara de Amarante, co-organizadora da iniciativa.

A estreia vai decorrer no Cinema Teixeira de Pascoaes, a principal casa de espectáculos de Amarante.

Crhistine Reeh, que aposta em documentários baseados em personagens fortes, assinou também o filme "Contacto", sobre a vida das mulheres em Angola.

"Exile", "Paraíso em Lugar Nenhum" e "Requiem para a Minha Mãe" são outros filmes da realizadora alemã, nascida em 1974 na cidade de Frankfurt.

pub