Concursos para apoio sustentado às artes publicados em Diário da República

por Lusa

A abertura dos concursos do Programa de Apoio Sustentado às Artes, nas modalidades bienal e quadrienal, nas áreas da dança, artes visuais, música e cruzamentos disciplinares, no valor de 33,8 milhões, foi hoje publicada em Diário da República.

Os avisos de abertura dos concursos nas quatro disciplinas são publicados no Diário da República n.º 205/2017, Série II, emitidos pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes (DGArtes), responsável pela atribuição dos apoios.

O concurso para a apresentação de candidaturas no âmbito do Programa de Apoio Sustentado na área da dança, nas modalidades bienal e quadrienal, vai dispor de um montante financeiro global disponível de 7.310.000 euros.

Por seu lado, nas artes visuais o montante financeiro global disponível será 4.300.000 euros, enquanto na área da música ascende a 10.105.000 euros e para os cruzamentos disciplinares totaliza 12.040.000 euros.

Todos os valores foram fixados por despacho, a 18 de outubro, pelo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, segundo os avisos.

Na última semana, a DGArtes tinha anunciado que, até 30 de novembro, serão anunciados os prazos, áreas artísticas, domínios de atividade e prioridades das linhas a abrir em 2018, com os outros programas de apoio do novo modelo de apoio às artes.

O novo modelo de apoio às artes, instituído a 24 de agosto pelo Decreto-lei n.º 310/2017, prevê três programas: o apoio sustentado, o apoio a projetos e o apoio em parceria.

Os apoios sustentados destinam-se a financiar "entidades e agentes culturais de todo o país, nas áreas das artes visuais, performativas e cruzamentos disciplinares, que desenvolvam atividade e programação cultural continuada, a dois e a quatro anos", segundo o novo regime de apoio.

Os avisos de abertura e esclarecimentos sobre os instrumentos e condições de acesso aos concursos vão poder ser consultados no Balcão Artes, a nova ferramenta de comunicação da DGArtes com o setor cultural, em https://www.dgartes.gov.pt.

Encontra-se também disponível uma linha telefónica e de correio eletrónico para atendimento ao candidato, segundo a entidade.

 

Tópicos
pub