Coreógrafo Benvindo Fonseca estreia "Mosaico" com música de Pedro Jóia

por Lusa

O coreógrafo Bemvindo Fonseca criou uma peça de dança intitulada "Mosaico", com música de Pedro Jóia, inspirada nas origens do Fado, que se estreia a 30 de junho, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Os dois artistas criaram um mosaico de peças de música e de dança contemporânea, recortadas e combinadas entre si numa imagem em movimento, descreve um comunicado do Centro Cultural Olga Cadaval.

O título foi escolhido com base na origem da palavra mosaico, proveniente do grego "mouseîn", ou obra das musas, que também deu origem à palavra música, que significa próprio.

Nesta coreografia, o fado é interpretado pelo músico Pedro Jóia, acompanhando os bailarinos.

Natural de Moçambique, Benvindo Fonseca nasceu em 1964 e, aos 16 anos, iniciou a sua formação de dança com Ana Macara, tendo continuado os seus estudos no Conservatório Nacional e nos Cursos de Formação Fundação Calouste Gulbenkian, com Carlos Caldas e Ulrike Caldas.

Prosseguiu a formação com Maggi Black, Betsy Hog e William Burnman, em Nova Iorque, e com Ruth Silk, em Londres.

Iniciou o seu percurso profissional em 1984. Em 1986, ingressou como solista no Ballet Gulbenkian onde, em 1990, foi promovido a primeiro-bailarino da companhia.

Trabalhou com coreógrafos portugueses e estrangeiros como Christopher Bruce, Jiri Kylian, Nacho Duato, Paul Taylor, Vasco Wellenkamp e Olga Roriz.

Em 2004, assumiu a direção artística da Companhia Lisboa Ballet Contemporâneo, entretanto extinta, e criou, entre outras, as coreografias "Para que a Terra não esqueça" (1995), "Dança árabe" (2003), "A caminhada" (2003) e "Castaneda" (2004).

Pedro Jóia, nascido em 1970, é guitarrista, compositor e diretor musical, tendo iniciado os estudos de guitarra com Paulo Valente Pereira na Academia dos Amadores de Música.

Estudou guitarra flamenca com Paco Peña, Gerardo Nuñez and Manolo Sanlúcar, altura em que começou a tocar profissionalmente - a partir dos 19 anos - tanto a solo como em diferentes formações na Europa, Ásia, América do Sul e África

Pedro Jóia compõe regularmente para teatro e cinema, tendo lançado seis CD em nome próprio, e viveu no Brasil, onde tocou com Ney Matogrosso e Gilberto Gil entre outros.

Tópicos
pub