DGArtes contempla sete entidades no Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa

por Lusa

Sete entidades vão ter financiamento no âmbito do Programa de Apoio a Projetos - Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa, anunciou hoje a Direção-Geral das Artes (DGArtes).

A Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas, a OUT.RA - Associação Cultural e a Procurarte Associação Cultural e Social são as `entidades líder` apoiadas pelo programa, de acordo com os resultados finais publicados no `site` da DGArtes.

Como entidades parceiras são apoiadas a Associação Cultural Materiais Diversos, a Duplacena - Produção e Realização de Festivais, Espetáculos e Audiovisuais, a Cultral Trend Lisbon (CTL) e a Companhia de Dança de Almada (CDA).

De acordo com a DGARtes, este apoio complementar permite assegurar parte do autofinanciamento exigido e aprovado nas linhas de financiamento de projetos de cooperação europeia, de plataformas europeias e de redes europeias aprovadas pelo programa Europa Criativa.

Os apoios a conceder incidem nas áreas das artes performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro), artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media) e no cruzamento disciplinar, cujas atividades se desenvolvem em território nacional ou internacional, e se inscrevem nos domínios da criação, programação, internacionalização, circulação nacional, desenvolvimento de públicos, edição, investigação e formação.

Foram apoiados dois projetos na área da música (Sete Sóis Sete Luas e OUT) e um da fotografia (Procurarte), com entidades portuguesas como líderes, bem como dois projetos na área do cruzamento disciplinar (Materiais Diversos, Dupla Cena), um da dança (CDA) e outro ainda da música (CTL), com entidades portuguesas como parceiras.

Destacam-se como produtos finais dos projetos, a realização de festivais itinerantes, feiras, exposições, publicações individuais e coletivas, concertos, espetáculos e residências partilhadas de artistas, curadores e investigadores, complementadas com programas de formação, ciclos de conversas, palestras, debates, oficinas, laboratórios e seminários, sessões de `networking`, `masterclasses`, `webinars` e `pitch-sessions`, recolha de documentação física e digital organizada em bases de dados `online`, de acesso gratuito e universal, e a realização de emissões de rádio.

Quanto à abrangência territorial do conjunto dos projetos, estão envolvidos, além de Portugal, os seguintes países: Alemanha, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Marrocos, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Sérvia e Tunísia.

 

Tópicos
pub