Doors, um festival dedicado às bandas sonoras e Aristides de Sousa Mendes em Palco

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Aristides o Musical é um espetáculo "sobre os nove dias em que o Cônsul geral de Portugal em Bordéus decidiu desobedecer a Salazar e passar salvos condutos a milhares de judeus que procuravam fugir em 1940 do extermínio nazi".
O musical, com direção artística e encenação de António Leal, uma produção da Contracanto - Associação Cultural, retrata a vida de Aristides de Sousa Mendes.
O trabalho estreou 7 de abril em Carregal do Sal, o concelho do distrito de Viseu de onde é natural Aristides. Em junho o musical encenado por António Leal segue para Lisboa a convite do Presidente da República que recentemente condecorou a título póstumo o diplomata com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
"Queremos manter viva a memória deste herói português que teve reconhecimento no estrangeiro, mas que tem estado esquecido no nosso país", afirma no Jornal 2 o responsável por este projeto.

No lote de sugestões culturais de Álvaro Costa tempo ainda para destacar um festival de bandas sonoras de filmes que terá lugar este fim-de.semana no Passos Manuel, no centro da cidade do Porto.

O Muvi - Festival Internacional de Música no Cinema - no Porto, decorre durante três dias e funciona como uma extensão do que já acontece em Lisboa há três anos.

«Vê além do que ouves» foi o mote e o desafio aceite a partir do qual nasceu o Muvi, o único festival de cinema específico sobre música em Portugal, que de 15 a 20 de novembro de 2017 regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, para a quarta edição.

Álvaro Costa destaca ainda a celebração dos 50 anos do lançamento do primeiro álbum dos The Doors.

"The doors" foi gravado nos estúdios Sunset Sount, em Hollywood, na Califórnia. Foi lançado a 4 de janeiro de 1967. Vendeu mais de vinte milhões de cópias e mostrou ao mundo canções como "Light My Fire", ou o drama musical de 11 minutos "The End", que hoje são considerados clássicos do rock e símbolos da contra-cultura que alastrou por todo o mundo nos anos 60.

Los Angeles proclamou oficialmente este ano a data em que o disco foi posto à venda como "Dia The Doors" e promoveu uma cerimónia de homenagem que contou com participação dos dois membros vivos do grupo, o bateirista John Densmore e o guitarrista original Robby Krieger, e dos familiares do vocalista Jim Morrison e do teclista Ray Manzarek.

Na comemoração, foi anunciado o lançamento a 31 de março de uma edição de luxo do álbum. Um conjunto de três CD/LP, incluindo uma versão remasterizada da gravação original. "Uma peça de arte que agora chega a Portugal", lembra Álvaro Costa.
pub