Escritor escocês Douglas Stuart venceu prémio literário Booker

por Lusa

O escritor Douglas Stuart venceu o prémio literário Booker deste ano, com a obra "Shuggie Bain", e é o segundo escritor da Escócia a conquistar o galardão, anunciou hoje a organização.

"`Shuggie Bain` de Douglas Stuart foi hoje à noite nomeado o vencedor do prémio Booker 2020 para Ficção, com o culminar de uma `cerimónia sem paredes` repleta de `estrelas` na Roundhouse de Londres", explicita um comunicado divulgado pela organização.

"Shuggie Bain" foi o primeiro romance de Stuart, que é também o segundo escritor escocês a vencer o galardão depois de James Kelman, em 1994.

A obra é baseada nas experiências pessoais do escritor de uma infância em Glasgow repleta de "pobreza e dependências".

O livro transporta o leitor para Glasgow na década de 1980, "com uma mãe a batalhar contra as dependências".

Margaret Thatcher era primeira-ministra durante este período, caracterizado pela austeridade implementada pelo Governo conservador em todo o Reino Unido.

Douglas Stuart dedicou a obra à mãe, que morreu vítima de alcoolismo quando o escritor tinha apena 16 anos.

Um dos elementos do júri da edição deste ano, Margaret Busby, comentou que a obra "está destinada a ser um clássico" por ser um "retrato comovente, envolvente e matizado de um mundo social muito unido, do seu povo e dos seus valores".

Além de Douglas, também estavam nomeados os escritores Diane Cook, Tsitsi Dangarembga, Avni Doshi, Maaza Mengiste e Brandon Taylor.

Tópicos
pub