Exposição de Nadir Afonso em Castelo Branco prolongada até 19 de junho

por Lusa
Lusa

A exposição "Nadir Afonso e a Figura Humana", patente ao público no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, e que devia terminar no final do mês, foi prolongada até 19 de junho.

Numa nota hoje divulgada, a Câmara Municipal de Castelo Branco justificou o prolongamento da exposição alusiva ao artista plástico, arquiteto e pensador Nadir Afonso com o êxito de afluência de público.

"Em apenas dois meses, a exposição teve mais de 3.000 visitantes", lê-se na nota.

A exposição "Nadir Afonso e a Figura Humana", patente no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, foi inaugurada em 05 de fevereiro.

"Apesar de todas as contingências da pandemia de covid-19, é de realçar a importância do museu e das exposições temporárias de notoriedade nacional e internacional, como um espaço de encontro intergeracional, capaz de atrair visitas de escolas, desde a infância ao ensino superior e sénior, assim como a procura de conhecimento por parte do visitante individual", referiu a autarquia.

Adiantou ainda que a exposição tem servido como pano de fundo a visitas guiadas, a atividades do serviço educativo, a palestras, a concertos de música clássica e a apresentação de livros.

A mostra é composta por um conjunto de telas, guaches e estudos, onde predomina sobretudo a figura feminina, "através da beleza dos corpos, pela volúpia e sensualidade", que é visível em obras como `Bordel`, `As Carnavalescas`, `Couple` ou `Inquietação`.

A exposição resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Fundação Nadir Afonso.

Tópicos
pub