Fim da I Liga. Feira do Livro encerra mais cedo no dia 27 de maio

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

De acordo com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, a PSP comunicou esta terça-feira que a Feira do Livro de Lisboa terá de encerrar até às 17h00 de sábado, dia 27 de maio, tendo em conta o horário dos jogos da última jornada da Liga Portugal de futebol profissional.

Procura-se dessa forma “garantir a segurança, a ordem pública e a integridade dos equipamentos públicos e privados em todo o perímetro de segurança afeto às eventuais comemorações que venham a acontecer, incluindo o Parque Eduardo VII”.

No sábado, a partir das 18h00, decorrem os jogos de Benfica e FC Porto que vão determinar quem será o próximo campeão nacional de futebol. Se o Benfica se sagrar campeão, é de esperar que milhares de adeptos rumem ao Marquês de Pombal, em Lisboa.

De acordo com o que foi determinado pela Polícia de Segurança Pública, o encerramento da Feira do Livro de Lisboa “terá de ocorrer às 17h00, de modo a assegurar que até às 18h00 o recinto fique totalmente liberto de pessoas”, incluindo funcionários e visitantes, lê-se no comunicado da APEL, que organiza a Feira do Livro.

“A APEL tem estado em contacto com todas as entidades envolvidas e, como tal, irá cumprir na íntegra o pedido efetuado pela PSP, contribuindo assim para o cumprimento da ordem pública e a segurança de pessoas e bens”, acrescenta-se em comunicado.

No dia 28 de maio a Feira do Livro funcionará nos horários normais, prolongando-se sem interrupções até ao dia 11 de junho, lê-se no comunicado.

“Esta alteração de horários levará ao cancelamento ou nova calendarização de 155 eventos que se iriam realizar a partir das 17h00 horas”, adianta a APEL.

Para além do “significativo impacto na programação cultural”, os editores e livreiros participantes na 93.ª Feira do Livro de Lisboa “esperam uma quebra importante de faturação, naquele que seria o primeiro sábado da Feira”.
pub