Coleção privada revela fotografias do primeiro voo que Cabo Verde recebeu há 100 anos

por Diana Palma Duarte - RTP

Maria Helena da Costa Neto entrega coleção de imagens raras de Gago Coutinho e Sacadura Cabral à Biblioteca do Mindelo a propósito de outra coleção: a do jornal já extinto " Notícias de Cabo Verde".

Quando entramos na casa desta cabo-verdiana - que vive em Portugal desde os dez anos - há vários álbuns históricos em cima da mesa para partilhar.

Aquele que concentra logo as atenções guarda imagens raras a sépia e anotações escritas à máquina num caderno. A ideia e a autoria é do pai, Raúl do Rosário Ribeiro, "uma pessoa muito organizada", diz, recordando-o.

À data, em Abril de 1922, o cidadão cabo-verdiano e o seu irmão, Manuel Ribeiro de Almeida, tinham sido destacados pelas autoridades locais para receber os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral.Hoje em dia não há memória da máquina que fotografou tudo mas o encontro ficou para a história em pequenas imagens a preto e branco que comprovam a chegada dos dois portugueses a Cabo verde no hidroavião "Lusitânia".


A paragem no Atlântico demorou uma semana, mereceu pompa e circunstância e diz-se que os aviadores foram recebidos por toda a população antes de partirem para o Brasil.

Há até uma fotografia que retrata o primeiro padrão construído em homenagem a este momento histórico, entretanto desaparecido.

Não se sabe se o momento influenciou os dois irmãos. Mesmo não sendo jornalistas - foram empresários - fundariam uns anos depois, em 1931, um jornal com o título Notícias de Cabo Verde no qual se publicaram notícias da colónia portuguesa nos tempos do Estado Novo.

Vingando até 1962, todas as edições do jornal foram mantidas na família dos fundadores. A encadernação já foi ideia de Maria Helena da Costa Neto que, em breves dias, irá doá-las à biblioteca da infância, a da cidade do Mindelo na Ilha de São Vicente.

Daí em diante, o centenário jornal do pai e do tio, poderá ser folheado pelo público.
pub