Livraria portuguesa Kingpin Books finalista do Prémio Will Eisner Spirit of Comics

| Cultura

A livraria e editora portuguesa Kingpin Books, especializada em Banda Desenhada (BD), está entre os cinco finalistas para o Prémio Will Eisner Spirit of Comics Retailer 2017, dos Estados Unidos.

"Creio ser fundamental realçar a importância de uma loja portuguesa estar entre aquelas que os jurados deste ano consideraram ser as que mais fazem pela divulgação e promoção da BD enquanto arte. Isto é extremamente reconfortante e é um prémio enorme para o trabalho intenso e diversificado que temos feito ao longo dos anos", disse à agência Lusa Mário Miguel Freitas, fundador e proprietário da livraria portuguesa, que existe há 18 anos.

A lista das 19 nomeações foi hoje divulgada, mas a livraria lisboeta, na rua Quirino da Fonseca, à Alameda, está entre as cinco finalistas que foram hoje notificadas e que serão conhecidas na quinta-feira, e o vencedor será divulgada na sexta-feira à noite, nos Estados Unidos, após reunião do júri, em San Diego, no Estado norte-americano da Califórnia, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

A livraria dirigida Mário Miguel Freitas ombreia nas nomeações com congéneres em Israel, Austrália, Estados Unidos, França e Reino Unido, segundo a lista publicada no `site` da Comic-Com International.

Entre os 19 nomeados, os norte-americanos lideravam, com 14, com destaque para o Estado da Califórnia, que teve seis candidatos. Na Europa, além da livraria portuguesa, concorreram a Central Comics Paris, na capital francesa, e a Travelling Man, em York, no norte de Inglaterra. Da Austrália, estavam a Famous Faces and Funnies, em Melbourne, e a Comiczone, em Perth, e, de Israel, a Comikaza, em Telavive.

Desde o início da década de 1990, anualmente, a Comic-Con International distingue os livreiros de todo o mundo com o Prémio Will Eisner Spirit of Comics Retailer Award, imaginado por Will Eisner, criador do The Spirit.

Eisner pretendeu com este galardão, segundo texto publicado no `site`, chamar a atenção para o papel dos livreiros na indústria de Banda Desenhada e estimular o relacionamento entre criadores e seus leitores.

Contactado pela agência Lusa, Mário Miguel Freitas afirmou que, "neste momento, já não é só nomeação; essa foi a inicial que selecionou 19 lojas de todo o mundo; neste momento, estamos já entre os cinco finalistas, os únicos que poderão receber o prémio na madrugada da próxima sexta-feira para sábado" (hora portuguesa).

"Confesso que a nomeação não me surpreendeu, dado que a Kingpin Books enquadra-se perfeitamente nos parâmetros definidos pelos Eisner Retailer Awards. Além, da qualidade da loja em si, os Prémios Eisner identificam lojas completas que divulgam e fazem coisas em concreto pela Banda Desenhada, não se limitando a ter uma porta aberta, nomeadamente através da edição de livros, da organização e participações ativas em eventos, de convites a autores, `workshops` e muitas outras iniciativas".

"Quanto à escolha para os cinco finalistas, é quase uma vitória por si só, dado estarmos a competir com lojas com outra dimensão e que operam em mercados muitíssimo maiores, como são os casos do norte-americano e do francês", acrescentou.

Para o livreiro, "este tipo de acontecimento é sempre fundamental para despertar o interesse do público generalista e colocar a BD nas notícias, coisa que, infelizmente, raras vezes acontece".

"Arrisco mesmo a dizer que a BD deve ser a arte (e é a Nona Arte) mais menosprezada e menos falada em Portugal".

A editora portuguesa, segundo a mesma fonte, já editou nove livros este ano (seis em português e três em inglês), e conta editar mais nove (sete em Língua Portuguesa e dois em inglês), "sendo que um deles será um livro com tudo para atingir o tal público generalista, dado que terá como protagonista um dos nomes maiores da música portuguesa", disse Mário Miguel Freitas, sem desvendar a personagem histórica.

Questionado sobre o volume de negócios, afirmou: "Em crescendo, de forma ininterrupta, de há três anos para cá".

Tópicos:

Comic, Comics, Comiczone Perth, Eisner Retailer Awards, Famous Faces Funnies, Inglaterra, Israel Comikaza, Nona, Quirino Fonseca, Travelling Man, Will Eisner Spirit Comics,

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        Os novos desenvolvimentos no diferendo comercial entre os Estados Unidos e a China vieram lançar ainda mais dúvidas sobre os próximos passos que os dois lados poderão adotar.